IFSC participa dos trabalhos da Conae/SC 2023-2024

24. novembro 2023 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

Representantes do IFSC vêm contribuindo para o debate nas conferências locais da Conferenência Nacional de Educação (Conae), edição 2024. A Conferência Nacional de Educação (CONAE), edição 2024, promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e coordenada pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), tem como tema o “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.
A partir de um Documento Referência, promove o debate nacional sobre os macroproblemas da educação, construindo subsídios para o novo Plano Nacional de Educação (PNE) para os próximos dez anos.

A Conae 2024 está sendo precedida de conferências municipais, regionais e estadual que devem envolver todas as categorias dos segmentos educacionais e dos setores da sociedade civil. Em Santa Catarina, a conferência estadual ocorrerá, de forma remota, nos dias 1 e 2 de dezembro de 2023. Já a etapa nacional, que discutirá as propostas resultantes dos debates em todo o país, será de 28 a 31 de janeiro de 2024.
O IFSC, que compõe o Fórum Estadual de Educação de Santa Catarina (FEE/SC), participa ativamente, tendo contribuído com a sistematização das propostas apresentadas nos debates em Santa Catarina, as quais serão apreciadas nas etapas estadual e nacional.
De acordo com Evandro Belmiro da Silva, diretor da Diretoria de Assistência Estudantil (DAE) e um dos representantes do IFSC na Conae, “a participação na conferência mostra os inúmeros desafios da educação brasileira e permite conectar os debates da educação profissional e tecnológica às grandes questões de outras modalidades e formas de ofertas das redes públicas e privadas no Brasil”.
De acordo com Evandro, é muito importante que servidores e estudantes possam participar deste momento, em especial na conferência estadual da próxima semana. As informações como participar estão no site do Conae-SC.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.