Deia promove Encontro do Fórum de Registradores Acadêmicos 2023

7. dezembro 2023 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias, Reitoria

deia-equipeA Diretoria de Estatísticas e Informações Acadêmicas (Deia) realizou o Encontro do Fórum de Registradores Acadêmicos 2023 dia 28 de novembro, no auditório da Reitoria. Em virtude do mau tempo e dificuldade de deslocamento de servidores dos câmpus, o evento planejado para ser presencial foi realizado de forma híbrida, com programação na Reitoria e transmissão pelo meet.

Durante o encontro, a equipe da Diretoria de Ingresso (Deing) apresentou aos participantes o desenvolvimento do SIGCertame e o cronograma de implementação; a equipe da Deia abordou o atual estágio de customização do Balcão Digital e realizou a demonstração de um teste de funcionamento do sistema, bem como também foi dado destaque a campanha de Acompanhamento do Registro de Frequência e a campanha de Atualização dos Dados dos Estudantes no Portal do Discente, do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

O professor Yussef Parcianello, do Câmpus São Miguel do Oeste, apresentou as atualizações e funcionalidades da ferramenta dashboard acadêmico e sua relação com o trabalho dos Registradores Acadêmicos (RAs). O professor Yussef colabora com a equipe Deia desde fevereiro de 2023, em uma parceria que visa qualificar os dashboards acadêmicos.

Os professores Diogo Moreno, atual Coordenador de Juventudes e Diversidade/DAE-PROEN e Lino Gabriel Nascimento dos Santos, docente do curso de Moda Câmpus Jaraguá do Sul – Centro, fizeram uma explanação didática sobre o tema do nome social. A participação da audiência foi intensa com perguntas e depoimentos. Os RAs reconhecem a importância do preparo para atender a diversidade dos nossos estudantes de forma a possibilitar a garantia de inclusão dos mesmos nos espaços escolares.

O Registrador Acadêmico Dionês Maziero Stefanello, do Câmpus Criciúma, socializou sua experiência com a Validação de Unidades Curriculares, um assunto pertinente aos fazeres específicos dos RAs, e que ganhou destaque uma vez que possibilitou a qualificação de processos acadêmicos.

A diretora de Estatísticas e Informações Acadêmicas Sandra Lopes Guimarães avaliou o evento como positiva “A avaliação do encontro foi positiva em função da relevância dos temas apresentados, preparo dos convidados, e participação ativa dos RAs”.

Foto: Jefferson Rocha Moreira da Silva

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC, com informações da Deia