Docentes podem contar com “Manual Educação Alimentar e Nutricional nos currículos”, lançado pela DAE

12. dezembro 2023 | Escrito por | Categoria: Informes, Matérias

A Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) lançou o Manual EAN para docentes v.2, destinado a auxiliar os docentes a incluírem este tema nas disciplinas.

O Manual visa integrar princípios de alimentação saudável nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) do IFSC, conforme preconiza a Lei 11.947 de 16 de Junho de 2009, que estabelece as diretrizes da alimentação escolar, determinando “a inclusão da educação alimentar e nutricional (EAN) no processo de ensino e aprendizagem, abordando o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional”.

Segundo o servidor da DAE, Guilherme Henrique Koerich, “este material foi desenvolvido com base em diretrizes nacionais e busca não apenas informar, mas também inspirar práticas que promovam o bem-estar e a consciência alimentar em nosso ambiente acadêmico”.

O manual aborda temas como:

1. Incorporação de Conteúdos de EAN nos Currículos: Sugestões práticas sobre como integrar conceitos de Educação Alimentar e Nutricional nos cursos, promovendo uma abordagem interdisciplinar.
  2. Ações de Sensibilização: Ideias para a realização de atividades que sensibilizem a comunidade acadêmica sobre a importância de escolhas alimentares conscientes.
  3. Parcerias com a Comunidade: Estratégias para envolver a comunidade externa, incentivando práticas alimentares saudáveis também fora dos ambientes acadêmicos.

O Manual pode ser acessado também na Intranet>Ensino>DAE>PSAE.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: ,