Solenidade na Reitoria dá posse a novos servidores do IFSC

22. dezembro 2023 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias

posse_servidores_todosTrinta e nove novos servidores do IFSC e seus familiares participaram da solenidade coletiva de posse na tarde desta quinta-feira (21 de dezembro), no Auditório Professor Marcos Cardoso Filho, na Reitoria, em Florianópolis. Os empossados vão desempenhar suas funções nos câmpus Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Garopaba, Gaspar, Jaraguá do Sul-Centro, Lages, São Carlos, São José, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema e Xanxerê. Em todos os câmpus, mais de 90 novos servidores tomaram posse em seus cargos.

posse_servidores_leonardoUm dos novos servidores é o Leonardo Drews Montibeller, 31 anos, que em 2019 concluiu o curso de Engenharia de Controle e Automação no Câmpus Chapecó e por duas ocasiões atuou como professor substituto também em Chapecó. Aprovado no concurso deste ano, ele irá assumir uma vaga de docente da área de sistemas de controle no Câmpus Tubarão.

Da experiência como estudante, Leonardo valoriza a oportunidade que teve de realizar um intercâmbio na Finlândia, com bolsa do programa Propicie. “O IFSC mudou completamente a minha vida. Desde que eu era pequeno, eu tinha o sonho de ter uma experiência internacional, e eu só consegui por causa da bolsa do Propicie. E agora eu tenho a chance de trabalhar aqui, que é o melhor lugar onde eu já trabalhei como professor”, ressalta ele, que tem especialização em Docência no Ensino Superior e já atuou em instituições da rede privada.

Boas-vindas

posse_servidores_garibaAs transformações que o IFSC pode proporcionar na vida dos estudantes e servidores foram enfatizadas pelo reitor Maurício Gariba Júnior na sua fala de boas-vindas. “Aqui nós ofertamos ensino de qualidade, pesquisa e extensão que são capazes de realmente transformar a vida das pessoas. Muitos dos nossos estudantes dão esse testemunho”, disse Gariba. O reitor ressaltou também a responsabilidade que os novos servidores deverão assumir com a permanência e êxito dos estudantes. “Eles precisam de apoio para não desistir na primeira dificuldade e é nosso papel de docente e de TAE dar esse apoio”, lembrou.

A diretora de Gestão de Pessoas do IFSC, Letícia Helena Frozin Fernandes Cruz Wiggers, parabenizou os novos servidores e enfatizou a importância do serviço público em educação, fundamental para o desenvolvimento do país. “Vocês, a partir de hoje, serão servidores públicos da educação. Terão a importante missão de atuar para transformar vidas e assim, contribuir para a transformação social”, disse Letícia.

Na mesma linha, a diretora executiva Andréa Martins Andujar lembrou brevemente o histórico do IFSC desde a criação em 1909, com foco no atendimento de estudantes de baixa renda, até a criação dos Institutos Federais em 2008, o que representou um salto para a educação profissional e tecnológica no Brasil. “Espero que vocês se sintam como eu, com muito orgulho e satisfação de trabalhar nesta instituição”, disse Andréa.

posse_servidores_taniaDurante a solenidade, a professora aposentada Tânia Meyer fez uma apresentação musical em voz e violão. Servidora inativa desde 2019, ela salientou a qualidade da experiência que viveu como docente do Câmpus Florianópolis ao longo da carreira. “Nós passamos a maior parte das nossas vidas no ambiente de trabalho e é muito bom quando esse ambiente é um lugar como o IFSC”, pontuou.

Acesse todas as fotos da solenidade de posse dos novos servidores

Por Ana Paula Lückman | Jornalista do IFSC

Fotos: Maurílio Quadros | Estagiário do IFSC