Comunique #8: Opinião pessoal X Posicionamento institucional

2. fevereiro 2024 | Escrito por | Categoria: Notas

Como falamos em outro post da nossa Série Comunique, servidores do IFSC podem virar fonte para os veículos de comunicação. Nestes casos, é importante ter clareza do conteúdo a ser transmitido e sempre transmitir o posicionamento institucional e não uma opinião pessoal sobre o assunto, uma vez que a pessoa irá ser a voz da instituição naquele momento. Uma fonte do IFSC pode contribuir positivamente para a imagem institucional, mas também gerar crises, dependendo de suas declarações. Suas manifestações públicas precisam estar alinhadas com os princípios institucionais e, portanto, sua posição pessoal não deve se sobrepor à do IFSC.

-> Temos um capítulo na Política de Comunicação do IFSC que trata de Fontes do IFSC e relacionamento com os meios de comunicação e um manual com dicas para quem for dar entrevista para a imprensa

Quando falamos do cuidado que deve haver com opinião pessoal X posicionamento institucional, também precisamos abordar os canais de comunicação. Os canais institucionais têm, entre seus pressupostos básicos, ter um objetivo claro, de cunho institucional e não pessoal, que contribua para o fortalecimento da imagem do IFSC. Os responsáveis por publicações em canais do IFSC precisam sempre ter isso em mente para que não divulguem opiniões pessoais.

Só que muitos servidores também possuem seus canais próprios, pessoais e até de cunho privado. Ainda assim, conforme recomenda a Política de Comunicação do IFSC, os servidores devem evitar a confusão entre o pessoal e o institucional, sobretudo com perfis e páginas que incluam a marca do IFSC e possam permitir leituras equivocadas por parte dos públicos de interesse e dos cidadãos de maneira geral.

Vejam o que diz a Política de Comunicação sobre isso:

Ainda que seja um perfil pessoal, de responsabilidade do servidor, as pessoas que o conhecem podem vinculá-lo ao IFSC (especialmente se essa informação constar em seu perfil) e confundir a opinião pessoal com posicionamento institucional. 

Mesmo em perfis e meios digitais criados com objetivos pessoais, os servidores do IFSC devem adotar alguns cuidados ao publicar informações, já que elas podem, mesmo que eventualmente, trazer repercussões para a instituição. A recomendação nº 01/2017, emitida pela Comissão de Ética do IFSC, orienta a postura ética nas redes sociais aos servidores do IFSC. O Guia do Servidor do IFSC também aborda esta questão.

O IFSC condena posições preconceituosas de qualquer ordem, que firam a Constituição brasileira, que exponham de maneira irresponsável ou desrespeitosa seus colegas ou quaisquer pessoas ou antecipem ao público informações de circulação restrita e de divulgação não autorizada.

De forma a evitar criar crises que impactem na imagem da instituição, recomenda-se que os servidores evitem compartilhar conflitos internos relacionados ao IFSC em seus canais pessoais e busquem os caminhos institucionais adequados para lidar com esse tipo de questão.

E um último recado sobre isso: 

É indicado que pautas relacionadas ao IFSC sejam publicadas primeiro nos canais institucionais, e não em perfis pessoais nas mídias sociais, ainda que sejam de gestores e/ou servidores envolvidos nas ações comunicadas. 

Acompanhe aqui todos os conteúdos já publicados na série Comunique.

-> Acesse a Política de Comunicação do IFSC na íntegra

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