Comissões próprias de avaliação passam por capacitação na Reitoria

20. março 2024 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

A Comissão Própria de Avaliação do IFSC (CPA) e a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) promoveram nos dias 19 e 20 de março (terça e quarta) uma capacitação para as CPAs locais dos câmpus, realizada na Reitoria.

reuniao_cpas_ifscO encontro presencial foi planejado para que as comissões pudessem falar de suas realidades, tão diversas quanto os câmpus do IFSC, conhecer como funciona o trabalho da CPA em outra instituição (no caso, a UFSC, por meio de palestra de uma servidora daquela instituição) e elaborar os relatórios de autoavaliação institucional “com apoio daqueles que têm mais experiência no trabalho de uma CPA”, como explica o presidente da comissão central, Elson Quil Cardozo. Os relatórios foram produzidos com base nos resultados da pesquisa de autoavaliação realizada ano passado.

O objetivo da CPA central para 2024 é reformular o questionário de autoavaliação – retirando questões duplicadas e incluindo outras que contemplem as dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) – e concluir o relatório no mesmo ano em que a pesquisa for realizada (atualmente a pesquisa é feita em um ano e o relatório concluído em outro).

A representante docente na CPA do Câmpus Tubarão, Thaisa Rodrigues, avalia que a capacitação foi bastante proveitosa, por tirar dúvidas sobre como elaborar o relatório e trazer reflexões sobre o trabalho das comissões próprias de avaliação no IFSC. “A capacitação trouxe uma visão mais crítica sobre o papel da CPA e como precisamos fortalecer a autoavaliação na instituição”, diz. Thaisa está na CPA do Câmpus Tubarão desde o começo de 2023 e, assim como os colegas das comissões locais e da comissão central, tem mandato até 2025.

O que faz a CPA

Como instituição pública, o IFSC é submetido a diversos níveis de avaliação – institucional, de curso e de desempenho dos estudantes, atendendo a Lei 10.861/2004, que institui o Sinaes.

A autoavaliação institucional é um processo de caráter diagnóstico, formativo e de compromisso coletivo, que tem por objetivo identificar o perfil da instituição de ensino e o significado da atuação dela por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, observados os princípios do Sinaes e as singularidades do IFSC.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável por realizar avaliações periódicas com a participação de toda a comunidade acadêmica. A CPA do IFSC é constituída pela Comissão Central – composta por representantes eleitos dos professores, dos técnicos administrativos e dos estudantes, além de um representante da sociedade civil – e por comissões locais nos câmpus e Reitoria formadas por representantes eleitos pela comunidade interna da instituição (estudantes, professores e técnicos administrativos).