IFSC compartilha experiência sobre plano contra a evasão escolar em evento on-line

27. março 2024 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

A diretora de Estatísticas e Informações Acadêmicas do IFSC, Sandra Lopes Guimarães, apresentou a experiência do IFSC na revisão e atualização do Plano Estratégico de Acesso, Permanência e Êxito dos Estudantes (Peapee) em uma live para servidores do Instituto Federal do Sul de Minas. Ela dividiu a palestra com o pró-reitor de Ensino do Instituto Federal Fluminense, Carlos Artur de Carvalho Arêas.

O evento foi transmitido no dia 22 de março.

Em 2023 ,foram várias as reuniões e solicitações de relatórios demandados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para os institutos federais (IFs) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) com relação aos indicadores relacionados a evasão escolar. Este movimento favoreceu o retorno as discussões mais amplas sobre a temática da evasão escolar nos IFs, bem como atualizou a necessidade de estratégias para seu enfrentamento.
“Como a revisão e atualização do Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFSC (Peapee) relaciona-se à decisão que definiu que a permanência e o êxito dos estudantes juntamente com a desburocratização e a qualidade de vida, compõem a tríade de temas prioritários da gestão 2021-2025 , nossa experiência ganhou destaque frente aos demais IFs”, ressalta Sandra.

Para ela, outro ponto de destaque do IFSC é a trajetória da instituição, que já tem a preocupação com tema desde sua época como Cefet, com a construção de projetos desde 2006 e o plano estratégico de 2018. com relação à preocupação com a temática da evasão escolar e sua propositividade com relação a construção de projeto (CEFET/SC-2006) e do Plano Estratégico (IFSC/2018). “O número de pesquisadores e o volume de trabalhos de mestrado e doutorado abordando o tema da evasão no IFSC e na educação profissional e tecnológica (confira abaixo) qualifica nosso posicionamento para a elaboração e desenvolvimento de projetos e ações institucionais. Neste contexto, apresentar o processo de revisão e atualização do nosso Plano Estratégico de Permanência e Êxito possibilitou contar um pouco da nossa trajetória diante a complexidade do fenômeno da Evasão Escolar nossos avanços e desafios”, finaliza Sandra.
• Grupo de pesquisas IFSC: 03 com tema evasão escolar; 20 articulados com o tema da permanência e êxito
• Produção bibliográfica ou Produção técnica e que possuem o termo evasão no IFSC : 185 produções
• Produção bibliográfica ou Produção técnica e que possuem os termos Permanência, e êxito:  43.109 produções

Fonte: Plataforma Stela Experta.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: ,