Servidores devem fazer atualização cadastral obrigatória até 30 de abril

2. abril 2024 | Escrito por | Categoria: Destaques

Termina neste mês o prazo dado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviço Públicos (MGI) para que servidores, pensionistas, aposentados e estagiários do Poder Executivo Federal atualizem seus dados cadastrais. A validação de dados pessoais e funcionais deve ser feita pela plataforma Sougov.br (na web ou via aplicativo). O prazo também se estende ao recadastramento do auxílio transporte.

Por que é preciso fazer a atualização cadastral?

A atualização e a validação de dados cadastrais pessoais e funcionais são obrigatórias, conforme a portaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos n° 1.035/2024. A manutenção dos registros atualizados é fundamental para a tomada de decisões administrativas e também contribui para o combate a possíveis irregularidades e fraudes. Os dados também permitem que o Governo Federal aprimore a gestão e otimize a alocação de recursos humanos.

Quem precisa fazer?

Além dos servidores ativos, também devem fazer a atualização cadastral os aposentados, pensionistas, anistiados e estagiários. As chefias também devem validar os dados das equipes na função “líder”. 

Como fazer a atualização cadastral?

Acesse a plataforma Sougov.br na versão web ou no aplicativo do seu celular ou tablet. Veja aqui um tutorial de como fazer.  Se você é chefe, como líder deve verificar a situação da validação cadastral da composição do quadro de pessoal da sua unidade (UORG) e das chefias subordinadas, caso existam. Confira aqui como proceder.

Até quando posso fazer a atualização cadastral.

Até dia 30 de abril.

O que acontece se eu não fizer a atualização cadastral dentro do prazo?

Poderá haver a abertura de um processo disciplinar por infração ao inciso XIX da Lei nº 8.112/90 para os servidores ativos e contratados temporariamente. Também existe o risco de perder o auxílio-transporte, uma vez que, quando não há confirmação de endereço, a Diretoria de Gestão de Pessoas do IFSC suspende o pagamento do auxílio por precaução. 

Estou com dificuldades e/ou dúvidas. Quem pode me ajudar?

Quem tiver dificuldades de acesso aos meios eletrônicos ou possuir dúvidas relacionadas à atualização cadastral, pode procurar as unidades de gestão de pessoas do seu local de trabalho ou acessar o FAQ disponível no Portal do Servidor.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.