Inscrições abertas para bolsas do Programa de Iniciação Científica Júnior

25. abril 2024 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias, Oportunidades

Está aberto o processo seletivo de projetos de pesquisa de iniciação científica para realização do cadastro de reserva da concessão de bolsas do Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic-EM) do CNPq. O objetivo do edital é fomentar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico para despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre os estudantes do Ensino Médio. As propostas podem ser enviadas até 16 de maio pelo Sigaa – Pesquisa.

Os projetos deverão abordar temas de relevância científica e social. Poderão ser contemplados estudos teóricos ou experimentais.

Estão disponíveis 77 bolsas de iniciação científica para o ensino médio no valor de R$ 300,00 mensais cada, financiadas pelo CNPq, com a vigência de 12 meses. Cada projeto inscrito deverá solicitar no mínimo uma e no máximo duas bolsas discentes PIBIC-EM.

As propostas devem ser cadastradas pelo(a) coordenador(a) do projeto, que deve ser servidor efetivo do IFSC ou em efetivo exercício na instituição; possuir, no mínimo, título de mestre e demonstrar experiência em atividades de pesquisa, cultural, artística ou em desenvolvimento tecnológico; não ser ocupante de cargo de direção (CD) no IFSC durante o período de execução do projeto, entre outros pré-requisitos que devem ser conferidos no edital.

Uma live de divulgação do edital será realizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Proppi) em 30 de abril, às 15h20, para quem quiser mais esclarecimentos. O link para a live será divulgado na Intranet.

Para mais informações e acesso ao cronograma completo, acesse o edital 01/2024/PROPPI – PIBIC-EM.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: , ,