Instrução Normativa regulamenta uso da plataforma Moodle

9. maio 2024 | Escrito por | Categoria: Destaques, Gestão

A Instrução Normativa 05, de 15 de abril de 2024, dispõe sobre o uso da plataforma Moodle Institucional e estabelece a Comissão Permanente de Suporte ao Moodle do IFSC.

Um destaque das melhorias propostas pela IN 05/2024 é que a coordenação da Comissão Permanente de Suporte ao Moodle deixa de ser feita pelo Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead) e passa a ser realizada por escolha dentre seus membros.

Assim, trata-se de um instrumento complementar ao processo de readequação do Cerfead à Portaria MEC 713/2021, pois dá protagonismo aos câmpus na gestão da plataforma Moodle, instrumento fundamental para os cursos na modalidade EaD e também para os da modalidade presencial, como alternativa a turma virtual do SIGAA.

Segundo o diretor do Cerfead, Marco Antônio Neiva Koslosky, o objetivo da IN é “fortalecer a comunidade usuária do Moodle da instituição na tomada de decisão relacionada às questões de gestão da plataforma e melhores práticas de utilização”.

Neiva explica que, durante o ano de 2023, por decisão da Comissão Permanente de Suporte ao Moodle, foi feita a migração para a versão Moodle 4.0, apresentando uma série de melhorias relacionadas principalmente à acessibilidade, segurança e ferramentas adicionais suportadas.

Também foram descontinuadas as várias instalações existentes no IFSC, que causavam problemas entre a comunidade usuária. Agora, a instituição tem único Moodle institucional que pode ser acessado pelo endereço https://moodle.ifsc.edu.br.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.