9º Fórum de Bibliotecas debate estrutura das bibliotecas e promove troca de experiências

10. outubro 2024 | Escrito por | Categoria: Destaques, Eventos, Reitoria

O 9º Fórum de Bibliotecas do IFSC, realizado dias 8 e 9 de outubro, no auditório da Reitoria, em Florianópolis, foi um momento de capacitação, debate sobre a estrutura de trabalho nas bibliotecas, tanto das atividades realizadas quanto da alocação de pessoal, além de um momento para troca de experiências dos integrantes do Sistema de Bibliotecas do IFSC (SiBI).

Estiveram presentes 48 servidores, entre bibliotecários, auxiliares de biblioteca e demais servidores ligados às 22 bibliotecas do IFSC. A Pró-Reitoria de Ensino, via Diretoria de Ensino, alocou recursos para a participação um servidor por biblioteca, sendo que os demais participaram com recursos dos câmpus.

Na abertura do evento, a coordenadora do SiBI, Viviane Jerônimo, destacou a importância do coletivo do Sistema de Bibliotecas e as pautas necessárias para os participantes. “Aproveitem esse evento, ele foi feito com muito carinho para vocês”, destaca. Viviane lembra ainda que o SiBI “é um coletivo que é referência não só no IFSC, mas também para outras instituições”. O reitor Maurício Gariba Júnior ressaltou que o Fórum de Bibliotecas “serviu de exemplo para outros fóruns do IFSC, porque se constitui em um espaço de reflexão, troca de oportunidades, de discutir e reconhecer o papel essencial que as nossas bibliotecas desempenham no fortalecimento da nossa instituição e desenvolvimento integral da nossa comunidade acadêmica”.

A palestra de abertura teve como tema “Dilemas éticos na era digital”, com o professor doutor Arthur Coelho Bezerra, pesquisador titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), que também lançou o livro “Miséria da Informação: dilemas éticos da era digital”. Segundo a professora Eliane Juraski Camillo, diretora de Formação e Práticas Educativas (Proen/IFSC), uma palestra com este tema foi um pedido da comunidade acadêmica, e o SiBI aceitou a parceira pra que a palestra fosse durante o Fórum, com transmissão ao vivo pelo canal do IFSC no Youtube.

No período da tarde, houve debate sobre o futuro dos cargos suspensos no IFSC, entre eles os que atendem ao SiBI, como auxiliar de biblioteca. O debate teve a presença da servidora da Diretoria de Gestão de Pessoas e coordenadora do Grupo de Trabalho sobre cargos extintos e suspensos Jeniffer Caroline da Silva e o diretor do Sinasefe professor Marcos Aurélio Neves.

Atualmente, o Sistema de Bibliotecas do IFSC (SiBI) conta com 87 servidores, sendo 38 bibliotecários, 1 arquivista, 33 auxiliares de biblioteca e 15 de diferentes cargos, a maioria de assistentes de administração. Em 2023, o SiBI contava com 93 servidores, ou seja, teve uma redução de cerca de 10%. Algumas bibliotecas atendem até três turnos, evidenciando a defasagem do número de servidores.

Assim, foi debatida a proposta de remanejamento de cargos para atender às necessidades das bibliotecas e apresentadas as discussões em nível nacional, como o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) e os encaminhamentos internos, com a gestão do IFSC. Neves destaca que há extinção de cargos devido a questões tecnológicas, como tipógrafos ou técnicos em microfilmagem, porém a lógica não deve ser usada para a implantação do estado mínimo, gerando defasagem no atendimento às necessidades da instituição.

A bibliotecária e membro da Comissão Organizadora do evento, Camila Burin, ressalta que o trabalho nas bibliotecas não diz respeito somente a empréstimos, mas a atendimentos especializados, aquisições, cadastros de materiais, projetos especiais, entre outras atividades de maior complexidade. Ela também ressalta outro tema importante do evento, que é a atualização do sistema do Repositório Institucional. Segundo Camila, está sendo estudada uma parceria com o IBICT para assessoramento na atualização do sistema e para que todos os materiais sejam cadastrados adequadamente na plataforma.

O encontro contou ainda com compartilhamento de experiências de servidores das bibliotecas, com a socialização de projetos. Na manhã da quarta-feira (9) foi realizada a mesa redonda “O papel das bibliotecas na educação antirracista” com os integrantes dos Neabis professor doutor Luiz Herculano de Sousa Guilherme, do Câmpus Gaspar, e a professora doutora Renata Waleska de Sousa Pimenta, do Câmpus Garopaba, com mediação da bibliotecária Marchelly Porto, do Câmpus São Lourenço do Oeste.

A tarde de quarta-feira contou com a apresentação da peça “Otelo entre nós”, do Grupo Teatral Boca de Siri, do Câmpus Florianópolis. A peça abordou temas debatidos durante o Fórum e o dia a dia das bibliotecas.

Outra parceria de destaque foi com o Câmpus Canoinhas, por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Fruticultura e Vitivinicultura e o Grupo de Estudos em Fertilidade e Nutrição de Plantas, que forneceram os vinhos e flores entregues aos palestrante

s.

Por Carla Algeri | Jornalista do IFSC

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.