Cuidados com a saúde do homem são divulgados no Câmpus São José

29. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus São José, Gestão de Pessoas, Matérias

Sensibilizar os homens para a importância da prevenção de doenças e divulgar cuidados necessários à saúde do homem. Esses foram os objetivos do evento realizado nesta quinta-feira (28) no Câmpus São José, que trouxe ao câmpus profissionais de saúde do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass/INSS/Florianópolis) para promover a campanha Novembro Azul. Além de receber orientações, o público também pode realizar exames de pressão e de glicemia.

novembro-azul-sao-jose-

Segundo a médica Siegrid dos Santos, do Sesc, a prevenção ainda é a melhor forma de evitar doenças e de viver com qualidade. “Cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos são fatores fundamentais para cuidar da saúde. Além disso, é importante realizar os exames de rotina desde a adolescência, para que o histórico do homem possa ser avaliado pelo seu médico”, explica.

Para o estudante Bryan Moraes, da 8ª fase do curso técnico integrado em TelecomunicaçSONY DSCões do Câmpus São José, a ação de divulgação realizada no IFSC estimula a prevenção. “Eu e outros colegas, por exemplo, já trabalhamos e ter orientações dentro da escola facilita o acesso às orientações”, conta o aluno.

Além dos estudantes, também os servidores do IFSC compareceram ao local de atendimento montado pelas equipes do Sesc e do Siass. Entre eles estava o professor Pedro José Raymundo, do Câmpus Florianópolis-Continente, que aproveitou a tarde para se informar. “Tenho 49 anos e, na medida em que a idade chega, é cada vez mais importante companhar como anda a saúde. Já faço meus exames de rotina com regularidade, mas decidir vir a São José para saber um pouco mais sobre a prevenção”, diz.

novembro-azul-sao-jose-4Os exemplos de cuidado com a saúde do estudante Bryan e do professor Pedro são, no entanto, minoria entre os homens. Segundo a integrante da equipe do Siass, Mônica Ventura Dias, o público masculino não costuma se dedicar à prevenção. “Os homens ainda não têm o hábito da consulta preventiva. É algo que precisa ser estimulado e o Novembro Azul tem esse objetivo”, lembra Mônica.

Entre as principais doenças que afetam o público masculino está o câncer de próstata. Para a médica do Sesc, o exame anual a partir dos 50 anos é a melhor forma de evitar a impotência ou mesmo a morte em função deste tipo de câncer. “Mas não basta fazer o exame de sangue [conhecido como PSA] ou o ultrassom. Esses exames são complementares ao exame de toque, o qual identifica tanto o câncer de próstata quanto outras doenças que também causam alterações na próstata”, destaca Siegrid. Para quem tem casos de câncer de próstata na família, o exame anual deve começar aos 40 anos de idade.

Para a coordenadora de Atenção à Saúde do Servidor do IFSC, Soraia Destri Pessôa, o evento realizado no Câmpus São José deverá ser expandido a outros câmpus no próximo ano. “Em 2013 tivemos diversas ações pontuais de promoção à saúde, como o HiperSiass, a palestra do Outubro Rosa e o Novembro Azul. Queremos levar esse trabalho a mais câmpus em 2014, contando com o apoio dos servidores nos diversos locais de trabalho do Instituto”, diz.

 

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.