Projeto leva estudantes de Química a aprenderem na prática o dia-a dia da profissão

17. abril 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

Contato com o mercado de trabalho e aprendizado na prática. Esses foram os principais objetivos do projeto “Avaliação e divulgação das condições de balneabilidade das praias no litoral catarinense durante o verão 2011/2012”, realizado por estudantes do curso técnico integrado em Química do Campus Florianópolis e que analisaram, durante cinco meses, as condições da água em praias e lagoas na última temporada. O projeto foi realizado em parceria com a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) e os resultados estão sendo expostos no hall de entrada do Campus Florianópolis até esta quarta-feira, dia 18.

Durante a realização do projeto foram realizadas análises bacteriológicas de 195 pontos do litoral catarinense. Os estudantes do curso técnico do IF-SC participaram ativamente desse processo entre novembro de 2011 e março de 2012, tanto nas saídas a campo para coleta de amostras quanto nas atividades em laboratório e de análise.

Para a estudante Júlia Hinz, que participou do projeto, a experiência vivenciada foi muito enriquecedora. “Como trabalhamos ao lado de engenheiros, técnicos e diversos outros profissionais, a gente sempre aprendia coisas a mais, coisas diferentes do que temos no curso”, afirma.

O convívio com profissionais de diferentes áreas também foi marcante para outro integrante do projeto, o estudante Eduardo Pereira. “Às vezes precisávamos conviver com pessoas que não necessariamente eram nossos amigos, e isso tudo em meio a uma rotina de trabalho, com compromissos profissionais”, conta.

Além do aprendizado proporcionado pela participação direta nas atividades desenvolvidas pela Fatma, os estudantes também puderam ter acesso aos bancos de dados da instituição e realizaram uma pesquisa sobre a relação entre a balneabilidade da água e o crescimento populacional dos últimos 20 anos. “Vimos que houve uma relação direta entre o aumento da ‘mancha urbana’ na Grande Florianópolis e o aumento da poluição no litoral”, explica o estudante Luiz Peixoto, que também participou do projeto.

Segundo a coordenadora do projeto, Berenice Junkes, os objetivos iniciais da atividade foram alcançados e, inclusive, ultrapassados. “Foi uma experiência muito boa para todos os envolvidos e que irá render, inclusive, publicações científicas, o que é importante para quem está construindo um currículo como eles”, destaca.

Quem quiser conferir os resultados da comparação das condições de balneabilidade do litoral catarinense entre as temporadas 2010/2011 e 2011/2012 pode comparecer ao hall de entrada do Campus Florianópolis até esta quarta-feira, dia 18. Para acessar o banner produzido pelos estudantes, clique aqui.

O projeto foi realizado pelos estudantes Júlia Hinz, Luiz Peixoto, Eduardo Pereira e Amanda Tavares (todos da sétima fase do curso técnico integrado em Química do Campus Florianópolis) e pela professora Berenice Junkes.

Tags: , ,