Departamento de EaD do IFSC terá sede própria

6. julho 2012 | Escrito por | Categoria: Matérias

Um dos informes da reunião ordinária do Conselho Superior do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), realizada na quarta-feira (04), foi a assinatura do contrato de locação do prédio onde funcionará o Departamento de EaD do IFSC. O novo endereço será na rua Duarte Schutel no Centro de Florianópolis. Esta é uma demanda antiga da instituição, devido ao crescimento da oferta de cursos nessa modalidade que, no próximo semestre, contará com cerca de 4 mil alunos.

As atividades de EaD no IFSC iniciaram em 2007 com a primeira turma de graduação tecnológica, em um espaço cedido pelo Campus Florianópolis, local utilizado pelo departamento até hoje. Desde então, a oferta nesta modalidade cresceu muito e projetou o IFSC nas regiões sul e sudeste do Brasil, área atual de abrangência.

De acordo com o chefe do Departamento de EaD do IFSC, Paulo Roberto Weigmann, as atuais instalações da EaD já não comportam mais as demandas do setor. “Foi muito importante a decisão tomada pela reitora Maria Clara que, por ter vivenciado o início das atividades da EaD no IFSC, acredita nesta modalidade de ensino e no seu crescimento na instituição”, declara.

Weigmann ressalta também que o novo espaço trará vários benefícios ao setor. “Para que as atividades de EaD tenham identidade e possamos ampliar nossas ofertas, é extremamente necessário que tenhamos instalações adequadas ao atendimento das demandas, com qualidade e conforto para nossa equipe de gestão, professores e tutores envolvidos”, afirma.

Segundo Weigmann, a expectativa que é que, no futuro, todos o campus do IFSC possam ofertar cursos na modalidade EaD. “Vale salientar que a Educação a Distância não se dá somente pelos cursos ofertados nessa modalidade, pois existe a possibilidade, segundo a legislação, de ofertar 20% da carga horaria do ensino presencial em EaD”, conclui.

O novo endereço, além de atender a demanda do EaD, terá um espaço específico para a realização das reuniões, como o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior do IFSC. O prédio fica localizado na rua Duarte Schutel, no Centro de Florianópolis, e está agora em fase de adaptação da infraestrutura para receber a equipe. A previsão é que a mudança ocorra num prazo de aproximadamente 45 dias.

Outros temas da reunião

A pauta da 3ª reunião ordinária do Conselho Superior do IFSC contou com outros pontos. Entre os informes, também foram destaque o acompanhamento das ações de greve e a resposta positiva da população de Tubarão sobre a audiência pública realizada no município, sobre a oferta de cursos que serão oferecidos no campus a ser implementado.

A pauta de reunião também contou com o Planejamento Institucional 2012, a revisão do Regimento Interno do Conselho Superior e a regulamentação do Termo de Cooperação Técnica.

Durante a reunião, também foi apresentado a proposta de criação do curso técnico integrado em Mecânica no Campus Itajaí. O Conselho considerou que o estágio não deve ser obrigatório, proposta que será levada ao Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

Um dos pontos da pauta era a apreciação da minuta de resolução que regulamenta as relações entre o IFSC e as Fundações de Apoio. Porém, devido à complexidade do tema e ao tempo da reunião já estar esgotado, o assunto será apreciado na próxima reunião, ordinária ou extraordinária.

Também foi aprovada uma moção de apoio às reivindicações dos servidores da educação pública federal, proposta pelo Comando de Greve.