TAEs da Reitoria entregam carta de solicitações à reitora

2. agosto 2012 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias

Nesta quinta-feira (02), um grupo de servidores técnico-administrativos da Reitoria entregou para a reitora do IFSC, Maria Clara Kascny Schneider, uma carta com anseios da categoria. O documento foi assinado por 85 TAEs da Reitoria e entregue por uma comissão formada por representantes de todas as pró-reitorias e do gabinete. O objetivo da carta foi apresentar os anseios do grupo e discutir em conjunto soluções para os apontamentos.

A carta aborda itens da gestão institucional. Entre os pontos citados no documento, estão a criação e manutenção do Fórum dos Servidores Técnico-Administrativos da Reitoria, a discussão da forma de implantação do Pronatec no IFSC e do modelo de gestão da Educação a Distância, a maior participação dos TAEs no Planejamento Institucional e a viabilização da capacitação contínua aos técnicos administrativos da reitoria. Clique aqui para ler a carta na íntegra.

Durante a reunião com a reitora, a servidora Juliana de Souza explicou que a carta era uma atualização do documento entregue para Maria Clara durante a campanha eleitoral e que havia passado por diversas revisões em discussões que envolveram vários servidores. “A construção desse documento proporcionou momentos muito ricos de troca entre os servidores”, enfatizou.

De acordo com Juliana, a intenção da carta não é cobrar, mas sim ajudar na definição de prioridades. “Nossa ideia é mostrar nossos anseios para resolvermos juntos e contribuirmos com a gestão”, afirmou.

O servidor Daniel Augustin Pereira, que também participou da entrega, ressaltou que os anseios expostos no documento buscam promover o debate e aumentar a participação dos servidores na gestão. “Quando mais compartilharmos e soubermos das ações, mais vamos nos comprometer e poder colaborar com a instituição”, afirmou.

O grupo deixou claro que a carta não se tratava de uma ação da greve. Por isso, a comissão que entregou o documento foi composta por servidores que estão em greve e outros que não aderiram ao movimento.

Ao receber a carta, a reitora do IFSC destacou que, enquanto a campanha era um momento de reivindicações, agora e desde que a gestão assumiu a hora é de trabalho. Maria Clara explicou que prefere quando os servidores trazem apontamentos com sugestões de ações para a resolução. “Prefiro cartas de proposições do que de cobranças”, salientou.

A dirigente disse que vai analisar o documento, mas pediu a compreensão do grupo para as situações complexas que o IFSC enfrenta. “Na gestão, temos que fazer escolhas e, para isso, sempre priorizo o impacto que as ações têm nos nossos alunos, pois entendo que esse é nosso papel como servidores públicos”, disse.

Ficou acordado que a reitora irá definir uma data para fazer uma reunião com todos os servidores da Reitoria para discutir os pontos da carta. “Pretendemos visitar todos os campi e vamos incluir um dia para a Reitoria em que poderemos abordar esse documento”, disse Maria Clara. Assim que a agenda for definida, a reitora irá divulgar a data.