IFSC organiza Jogos da Região Sul

17. setembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Eventos, Matérias

O Instituto Federal de Santa Catarina organiza em Florianópolis no dia 22 de setembro a primeira edição dos Jogos dos Institutos Federais da Região Sul (JIF-Sul), que vai reunir cerca de 320 pessoas do IFSC e dos Institutos Federais Farroupilha (IFF) e Sul-rio-grandense (IF-Sul), ambos do Rio Grande do Sul. Serão disputadas nove modalidades, sendo oito delas nos naipes feminino e masculino (a exceção é o futebol de campo, que terá apenas competição no masculino). O evento vai ser realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

As demais modalidades em disputa são atletismo, basquete, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. A delegação do Instituto Federal de Santa Catarina é composta por aproximadamente 120 estudantes e aproximadamente 200 vêm dos dois IFs gaúchos. “É um evento de caráter socioeducativo e classificatório, o maior evento esportivo que o IFSC já realizou”, explica o professor de Educação Física do Campus Araranguá e coordenador do Grupo de Trabalho Jogos Institucionais do IFSC, Mateus Cardoso Colares.

Para realizar os Jogos, o GT, composto por professores de todos os campi do IFSC, dividiu-se em comissões que vão organizar a disputa de cada modalidade. O JIF-Sul é etapa classificatória para o Jogos Brasileiros das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (JIF), que ocorre em 19 de novembro em Foz do Iguaçu (PR). Os campeões de cada modalidade e naipe no JIF-Sul vão para a disputa nacional.

“Lembramos que nossos alunos-atletas foram selecionados a partir do JIFSC [Jogos Internos do IFSC] 2012. Portanto, para aqueles que não foram selecionados este ano e querem fazer parte da equipe do IFSC, atentem para nossa 2ª edição do JIFSC em 2013”, diz Mateus. A primeira edição do JIFSC foi realizada em 15 de junho deste ano, no Campus Florianópolis, com 290 alunos de oito campi.