Servidores aprendem técnicas da “cozinha fria” com professor americano

4. dezembro 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Gestão de Pessoas, Matérias

Terminou nesta sexta-feira, dia 30, o curso sobre Garde Manger – técnica apelidada no Brasil de “Cozinha Fria” – ministrado pelo chef americano Patrick Costello, do Alamo Colleges. O curso ocorreu durante toda a semana e teve como objetivo preparar parte da equipe do Campus Florianópolis-Continente para ministrar a disciplina do mesmo nome do curso, que fará parte da grade curricular do novo curso superior de tecnologia em Gastronomia. No encerramento das aulas foi realizada a formalização do convênio entre o IFSC e o Alamo Colleges.

Durante o curso, os participantes aprenderam técnicas específicas ligadas à preparação do Garde Manger, que é composto principalmente por canapés e alimentos frios e defumados. Entre as preparações realizadas pelos participantes estiveram patê de peito de peru com tâmaras e damasco, canapé de cogumelo e abobrinha assada com caldo de especiarias, canapé de melão com queijo, presunto e hortelã, canapé de pato defumado com amora, espeto de camarão com bacon e bolinho de siri empanado com biscoito cream cracker e frito em gordura de pato.

Participaram do curso tanto servidores quanto alunos do campus. “Com este curso iremos, com certeza, entra em uma nova era dentro do campus, graças a toda essa troca que houve durante as aulas”, conta Nicole Pelaez, professora do campus.

Segundo a organizadora do curso e também professora do campus, Michelle Kormann da Silva, a vinda do chef Costello ao IFSC proporcionou diversos ganhos à instituição. “Ele trouxe técnicas, conhecimentos e, inclusive, utensílios, os quais deixou conosco para que usemos nas aulas. Foi uma oportunidade única para a área de Cozinha e muito bem aproveitada por todos que participaram”, afirma Michelle.

Para o chef americano, a vinda ao Brasil foi muito positiva. “Toda a equipe está de parabéns pela organização e pela participação no curso. Trabalhei com pessoas ótimas e espero que, no futuro, eu possa vir a trabalhar novamente com elas, seja aqui ou nos Estados Unidos”, diz Costello.

Clique aqui e confira as fotos do almoço realizado ao final do curso no qual os professores e alunos do Campus Florianópolis-Continente colocaram em prática o Garde Manger.