Pró-reitorias, Conselho Superior e Colégio de Dirigentes têm novos acrônimos

7. fevereiro 2013 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias, Reitoria

A formas reduzidas dos nomes das cinco pró-reitorias, do Conselho Superior e do Colégio de Dirigentes do IFSC mudaram. As alterações são baseadas em um estudo feito pela Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional sobre siglas e acrônimos utilizados por outros institutos federais para designar esses setores e órgãos.

“No Instituto Federal de Santa Catarina, as abreviaturas das unidades organizacionais, colegiados e comissões não foram criadas com base em padrões e regras pré-estabelecidos, o que resulta em maior dificuldade de comunicação entre servidores e entre a instituição e seus alunos, além de prejudicar sua imagem como modelo de organização e administração na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, avaliam os autores do estudo. O levantamento foi feito por meio de consultas aos portais dos institutos federais na internet ou por telefone, quando não encontradas as informações.

Embora sejam popularmente chamadas de “siglas”, as novas formas reduzidas usadas para identificar as pró-reitorias serão acrônimos, ou seja, podem ser pronunciadas “como uma palavra só, respeitando a estrutura silábica da língua”, conforme explica o estudo. As pró-reitorias e os dois órgãos colegiados poderão ser chamados assim: Proad (Administração), Prodin (Desenvolvimento Institucional), Proen (Ensino), Proex (Extensão e Relações Externas), Proppi (Pesquisa, Pós-graduação e Inovação), Consup (Conselho Superior) e Codir (Colégio de Dirigentes). Os novos acrônimos adotados são os mais comuns nos outros IFs.

No caso do Colégio de Dirigentes, por exemplo, a sigla CD era usada na época do CEFET-SC para designar o Conselho Diretor, órgão que hoje é o Conselho Superior. Isso causa confusão na documentação legal que ficou como legado da antiga institucionalidade. A sigla do Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) e o acrônimo do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) foram mantidos.

As pró-reitorias também ganharam novos endereços de e-mail, já em funcionamento: proad@ifsc.edu.br (Administração), prodin@ifsc.edu.br (Desenvolvimento Institucional), proen@ifsc.edu.br (Ensino), proex@ifsc.edu.br (Extensão e Relações Externas) e proppi@ifsc.edu.br (Pesquisa, Pós-graduação e Inovação). Os e-mails do Conselho Superior (conselhosuperior.secretaria@ifsc.edu.br) e do Colégio de Dirigentes (colegiodedirigentes.secretaria@ifsc.edu.br) permanecem os mesmos.

Não são necessárias alterações no Estatuto nem no Regimento Geral do IFSC, pois não há definições das siglas nesses documentos. Somente os artigos 10 e 15 do Regimento devem ser retificados, com anuência do Conselho Superior, por citarem siglas dos órgãos colegiados.

Confira aqui o estudo feito pela Prodin.