Seminário discute rumos da Educação a Distância no IFSC

3. abril 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Eventos, Matérias

A aproximação cada vez maior entre a educação presencial e a educação a distância. Esse é um dos principais objetivos da área de ensino do IFSC para os próximos anos e que permeou as discussões do I Seminário de Educação a Distância do IFSC, realizado nos dias 26 e 27 de março. 1o seminário ead (1)O evento foi realizado em Florianópolis e contou com a presença de palestras e apresentações de pesquisas ligadas à EaD. Cerca de 150 servidores participaram do evento de forma presencial, além daqueles que acompanharam o Seminário por meio da transmissão online realizada para os câmpus do IFSC.

Para a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, a educação a distância proporciona uma oportunidade para as pessoas que têm dificuldade em ingressar num curso presencial. 1o seminário ead (2)“Hoje a tecnologia permite que possamos dar uma formação regular a pessoas inclusive de outros Estados e nós, como uma instituição de educação, ciência e tecnologia, temos o compromisso de viabilizar essa formação com qualidade”, destaca.

Segundo a pró-reitora de Ensino, Daniela Carvalho, o IFSC apresenta uma situação complexa em relação ao uso da EaD em sala de aula, principalmente nos cursos presenciais. “Temos perfis de alunos muito diferenciados, da formação inicial e continuada à pós-graduação, desde o jovem até o aluno mais velho. Ao mesmo tempo, nem todos os servidores que têm contato com os alunos estão acostumados a lidar com a tecnologia atual, pois são ‘imigrantes digitais’ e não ‘nativos digitais’. Por isso temos um desafio de formar também nossos servidores para utilizarem as ferramentas da EaD nos muitos cursos da instituição”, explica.

1o seminário ead (3)Em uma das palestras do evento, a representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Liliane Carneiro, apresentou a visão da sua instituição sobre o processo de institucionalização da EaD no Ensino Superior. Para Liliane, todas as instituições que incorporaram a oferta de cursos regulares na modalidade a distância caminham necessariamente para o processo de institucionalização. “O que deveria ocorrer, na verdade, seria o fim da distinção entre EaD e presencial nos quadros da instituição, com maior valorização dos cursos e dos profissionais vinculados à modalidade a distância”, defende.

Outro palestrante do seminário foi o professor espanhol Carlos de Castro, da Universidade de Córdoba, que abordou a inclusão por meio da EaD. 1o seminário ead (4)Castro apresentou os estudos que seu grupo de pesquisa vem realizando para viabilizar o acesso à educação para pessoas surdas, cegas e, inclusive, tetraplégicas. “Trabalhamos com base na conectividade do ser humano, apoiados em conceitos do cognitismo, construcionismo e conducionismo. Desenvolvemos hardwares e softwares que permitem a todos a possibilidade de interação e aprendizagem”, afirma.

Confira mais informações sobre o evento no site do I Seminário de EaD do IFSC.

Institucionalização da EaD no IFSC

Um dos principais objetivos do seminário foi estimular o envolvimento dos servidores no debate sobre o atual processo de institucionalização da modalidade a distância na instituição. “É preciso que todos os servidores se apropriem dos conceitos e das possibilidades existentes para que possam participar deste processo. Felizmente tivemos uma grande participação no Seminário e atingimos esse objetivo de disseminação”, avalia a organizadora do evento, Sandra Guimarães.

A proposta de institucionalização foi divulgada em 2012 pela Pró-Reitoria de Ensino e está aberta para receber as opiniões dos servidores até o dia 12 de abril. Clique aqui para acessar a proposta original de institucionalização e enviar sua contribuição.

Para saber mais sobre o processo de análise das propostas enviadas, clique aqui.

Tags: