IFSC avança na construção do novo PPI

24. maio 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão, Matérias

SONY DSCReunidos durante três dias em Florianópolis e São José, 112 servidores de todos os câmpus participaram de uma das principais etapas da construção no novo Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do IFSC, o Seminário do PPI. Durante o evento, os participantes analisaram todos os itens que compõem o documento e revisaram a missão, a visão e os valores institucionais. Agora, o resultado das discussões será compilado pelas comissões temáticas e pela comissão operacional e seguirá para debate e alteração nos câmpus.

Para analisar o texto do atual PPI, os participantes do seminário foram divididos em cinco grupos: Ensino; Pesquisa; Extensão; Políticas de Gestão; Responsabilidade social e assuntos estudantis. Cada grupo debateu itens específicos do documento e fez recomendações sobre o conteúdo e sobre a forma que tal conteúdo deveria estar disposto numa nova versão do PPI.

SONY DSCSegundo a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, a construção de um novo PPI é necessária para que o IFSC tenha diretrizes adequadas à nova realidade da instituição. “É um processo intenso, porém fundamental, pois terá reflexos diretos na atuação do IFSC para os próximos anos”, afirma.

O ex-reitor e atual ouvidor do IFSC, Jesué Graciliano da Silva, participou da elaboração do documento vigente do PPI e destacou, no Seminário, algumas das diferenças entre a situação atual da instituição e a vivenciada na época da elaboração do documento. “Tínhamos cerca de seis mil alunos e aproximadamente mil servidores. Agora, cinco anos depois, temos 18 mil alunos e fecharemos o ano com quase dois mil servidores”, lembra.

SONY DSCPara elaborar a proposta de nova redação do PPI foram escolhidos 18 participantes do Seminário, os quais irão compôr três comissões temáticas: Ensino, Pesquisa e Extensão; Políticas de Gestão; e Assuntos Estudantis. Esses participantes, auxiliados pelos integrantes da Comissão Operacional, têm até o dia 14 de junho para elaborar a minuta do PPI.

Além da minuta, também serão enviados aos câmpus uma versão do atual PPI com comentários dos grupos do Seminário e o relatório completo da consulta pública realizada pela internet, a qual obteve aproximadamente 750 respostas. O documento que traz a síntese do trabalho de cada grupo pode ser conferido aqui (clique para baixar o documento).

Orientações para próximas etapas

SONY DSCA partir do dia 17 de junho, as comissões locais, formadas nos câmpus e na reitoria, deverão organizar audiências para discutir com os servidores e os alunos o conteúdo dos documentos enviados pelas comissões temáticas e pela comissão operacional. Não há um roteiro de como devem ser feitas as audiências locais, mas a Comissão Central enviará uma lista de princípios para realização das discussões e orientações sobre o formato para envio das propostas dos câmpus e da reitoria.

SONY DSCEsse debate deverá ser promovido pelas comissões locais até o dia 19 de julho, sendo que as propostas locais precisarão ser sistematizadas até 26 de julho e aprovadas pelos servidores e alunos do câmpus até 2 de agosto. Clique aqui e confira o cronograma atualizado de construção do PPI.

Além disso, os câmpus já podem realizar o diagnóstico da relação Oferta-Demanda de cursos e vagas por meio de metodologia orientada pela Diretoria de Gestão do Conhecimento (DGC) da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional. Essa metodologia, com duas etapas, ainda será enviada pela DGC aos câmpus A DGC deve concluir a primeira etapa e as orientações para a segunda, dentro de duas semanas.