Servidor do IFSC completa o Ironman Brasil 2013

3. junho 2013 | Escrito por | Categoria: Matérias, Reitoria

ironman2Quando o engenheiro civil Luiz Felipe Vieira Silva assistiu pela primeira vez uma prova do Ironman Brasil, em 2011, não imaginava que dois anos depois ele completaria a maior prova de triathlon do mundo. Foram 3.8 km de natação, 180.2 km de ciclismo e 42.2 km de corrida, totalizando cerca de 15h de prova. Mais de 2 mil atletas de 34 países participaram da 15ª edição do Ironman Brasil, realizada no dia 26 de maio, em Florianópolis. De um total de 29 eventos realizados em todo o mundo, a prova da capital catarinense é a única na América Latina.

Para se preparar para a prova, Luiz Felipe contou com a ajuda da Sprint Assessoria Esportiva. “Recebi planilhas semanais com os treinos nas três modalidades do triathlon, baseadas no meu histórico de desempenho e focadas na conclusão desse grande objetivo de completar um Ironman”, conta. Os treinamentos direcionados para essa prova duraram exatamente dois anos.

ironmanLuiz Felipe conta que, durante a prova, a modalidade que mais o desgastou física e emocionalmente foi o ciclismo. “Quando estava no km 120 pensei seriamente em desistir, pois estava com dores fortes nas pernas e no pescoço e pensei que não iria conseguir terminar a prova. Mas logo encontrei amigos e pessoas queridas torcendo e vi que eu tinha chegado muito longe pra desistir e que havia muita gente contando com o meu sucesso”, lembra. Após terminar o ciclismo, ele conta que recuperou a confiança para correr a maratona. “Fiquei tão feliz e revigorado que sabia que concluir a prova era só uma questão de tempo”, conta.

O triatleta também faz questão de lembrar que a torcida foi imprescindível para seu sucesso e que a emoção de completar a prova é incomparável. “Muita coisa passa pela nossa cabeça nos segundos que se cruza o pórtico da linha chegada. Mas alguns sentimentos são bem claros, como o de uma profunda realização pessoal, de que todo esforço valeu a pena, de dever cumprido, de humildade e de agradecimento a todos que te apoiaram, pois sozinho ninguém consegue grandes vitórias. Quando se visualiza o pórtico de chegada, a torcida vibrando e as caixas de som falando seu nome e dizendo que você é um Ironman, é emocionante demais”, revela.

ironman3Luiz também ressaltou que o apoio e o incentivo dos colegas de trabalho do IFSC foram fundamentais, tanto durante o treinamento como no dia da prova. “Em especial meus colegas da Engenharia e da pró-reitoria de Administração que vivenciaram e comemoraram quase diariamente meu progresso no esporte. A nossa pró-reitora Elisa e sua família estavam lá no dia da prova acompanhando minha maratona e foram fundamentais num trecho da corrida que era o mais solitário, foi sensacional”, relata.

Depois dessa grande conquista, Luiz Felipe já planeja as próximas provas em que irá competir. Em 2014 ele pretende concluir novamente o Ironman 70.3 (que é a metade das distâncias nas três modalidades). Ele já participou dessa prova no ano passado, mas dessa vez pretende concluí-la com tempo inferior a 5h30. Já para 2015 a meta é encarar novamente o Ironman Brasil. “Quero não só concluir, mas reduzir meu tempo para menos de 13h. Esse foi meu primeiro Ironman e não será o último, com certeza”, conclui.

Fotos: Zeca Lemos e Carol Freitas

Tags:

Os comenários não estão permitidos.