Servidores da Reitoria e câmpus discutem novas ações em TIC no Setic 2013.1

19. julho 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Eventos, Matérias, Reitoria

Servidores da área de tecnologia da informação e da comunicação (TIC) do IFSC participaram nos dias 11 e 12, do Seminário de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), edição 13.1. O evento, realizado no auditório da Reitoria, em Florianópolis, reuniu 35 servidores para discutir novas ações na área e seu impacto nos câmpus.

setic1Entre os temas discutidos, estiveram o novo sistema integrado de gestão (SIG), sistemas de informação, infraestrutura e suporte aos usuários, serviços e sistemas de redes, rede sem fio, antivírus e políticas de TIC. Sobre o SIG, explica o diretor de Tecnologias da Informação e da Comunicação do IFSC, Emerson Ribeiro de Mello, foi mostrado aos servidores dos câmpus como ocorreu o processo de contratação do sistema e o cronograma de implantação.

Na parte de infraestrutura e suporte ao usuário, as novidades são a elaboração de editais para compra de cabeamento, equipamentos de informática e de circuito fechado de TV para segurança patrimonial e a implantação de um novo sistema de suporte ao usuário, por meio do qual os setores vão poder gerenciar suas filas de atendimento ao usuário.

Nos sistemas de informação, a principal novidade é a migração do sistema Isaac, que reúne informações acadêmicas, para funcionar em navegadores web. Com isso, os servidores da área de TIC dos câmpus terão que instalar plugins Java nos navegadores web dos computadores para que o sistema possa ser acessado on-line.

Na área de redes, a Reitoria adquiriu novos computadores para funcionar como servidores. Essa alteração vai permitir mudanças no webmail institucional, que vai ter cota (espaço para armazenamento) maior e vai ter novas funções, como compartilhamento de agendas e um sistema de “porta-arquivos”, em que os trabalhadores do IFSC podem compartilhar arquivos sem precisar enviá-los por e-mail. Ainda na área de redes, foi realizado um treinamento com os servidores dos câmpus no novo sistema de rede sem fio do IFSC.

No Setic 2013.1, o grupo de trabalho Estudo para Reestruturação do Serviço de Diretório LDAP do IFSC (GT-LDAP) apresentou o resultado de seu trabalho, iniciado em outubro de 2012. Eles trabalham na adequação da base de usuários centralizada, que permite aos usuários internos (servidores e alunos) acessar diversos sistemas institucionais com seu login e senha. As adequações de segurança e de organização das informações foram necessárias porque a estrutura da base de usuários era a mesma de quando o IFSC possuía apenas cinco câmpus.

setic3Com as alterações, o Instituto Federal pode integrar a Comunidade Acadêmica Federada da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (CAFe/RNP) e os usuários internos podem acessar o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com seu login e senha institucionais.

O diretor da DTIC, Emerson Ribeiro de Mello, avalia que o Setic 2013.1 cumpriu seu objetivo. “Os servidores participaram bastante e puderam trocar experiências”, diz. A troca de experiências entre os câmpus e entre câmpus e Reitoria foram apontadas por participantes como o ponto mais importante do Setic. “Conseguimos ver soluções que outros câmpus adotaram e que podemos usar também”, diz o técnico em tecnologia da informação João Cassol, do Câmpus Xanxerê, que participou do seminário pela terceira vez.

“Vejo muitas semelhanças no trabalho das CTICs em todos os câmpus, e por isso, trocar ideias ajuda muito”, completa o coordenador de tecnologia da informação e da comunicação do Câmpus Araranguá, Jefferson Martins.