IFSC e IFPR trocam conhecimentos sobre planejamento e gestão do conhecimento

29. agosto 2013 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias, Reitoria

visita IFPR (1)Quatro servidores do Instituto Federal do Paraná (IFPR) visitaram, nesta terça-feira (27) a reitoria do IFSC e passaram o dia em contato com integrantes da Diretoria de Gestão do Conhecimento (DGC). O objetivo da visita foi conhecer como o IFSC vem desenvolvendo processos relacionados às áreas de planejamento e gestão do conhecimento, como elaboração de indicadores, prestação de contas e a revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Ainda neste ano uma equipe do IFSC também deve visitar a instituição paranaense para conhecer suas melhores práticas.

Segundo a diretora de Gestão do Conhecimento, Silvana Ferreira Pinheiro e Silva, a equipe do IFPR se interessou pelos processos desenvolvidos no IFSC devido à publicação, no site institucional, de uma reportagem sobre a prestação de contas de 2012. “Eles tiveram acesso à matéria no nosso site e entraram em contato para saber se poderiam conhecer os procedimentos mais consolidados por aqui”, explica.

visita IFPR (2)Além da prestação de contas, os servidores que visitaram o IFSC conversaram sobre o processo de planejamento, a elaboração de indicadores institucionais, a gestão das informações e a forma como foi montada a síntese informativa das microrregiões do estado. “Eles estão passando por uma redefinição em relação à prospecção e à oferta de vagas nos seus câmpus, por isso tiveram interesse especial nesse assunto”, afirma a diretora.

Visitaram o IFSC o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFPR, Bruno Pereira Faraco, a diretora de Informações Institucionais, Luciana Milcarek, o coordenador de Informações Institucionais e Estatísticas, Wagner Nogueira Teixeira e um integrante da Diretoria de Planejamento, Gilmar Helmann.

Parceria na região Sul

A experiência de aprendizagem promovida pelos servidores do IFSC e do IFPR poderá dar início a uma iniciativa regional de troca de conhecimentos entre os Institutos Federais do sul do Brasil. “Sentimos a necessidade de realizar, no futuro, um evento envolvendo os Institutos da nossa região, no qual possamos ter a conversa e a troca de experiências entre os servidores diretamente responsáveis pelas mesmas atividades”, destaca Silvana.

O evento regional, no entanto, ainda não tem previsão para ser realizado.

Tags: ,