IFSC organiza conferência internacional sobre aprendizagem assistida por computador

6. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

Em 2007, pesquisadores de diversos países já sentiam a necessidade de discutir a aprendizagem assistida por computador. Para favorecer o intercâmbio de tendências e resultados de pesquisas na área, foi organizada a primeira Conferência Internacional sobre Aprendizagem Combinada Interativa Auxiliada por Computador (ICBL), tendo o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – na época, CEFET-SC – como organizador. Neste ano, novamente, o IFSC organiza o evento, que começou nesta quarta-feira (06) em Florianópolis. Durante três dias, cerca de 190 pesquisadores e estudantes de dez países, além do Brasil, tiveram a oportunidade de assistir a palestras, participar de workshops e apresentar trabalhos sobre o tema.

Na cerimônia da abertura, o coordenador-geral da ICBL 2013 e pró-reitor de Extensão e Relações Externas do IFSC, Golberi de Salvador Ferreira, destacou a mudança no perfil dos jovens dos dias de hoje e as facilidades de acesso às mídias, que fazem com que as aulas precisem ter um diferencial. “O ‘Blended Learning’ aponta para essa direção e espero que possamos aprimorar nosso fazer diário a partir das discussões que teremos durante todo o evento”, ressaltou.

O vice-coordenador da conferência, da Carinthia University of Applied Sciences, Andreas Pester, salientou a importância do tema. “A educação por meio das tecnologias está ganhando muito espaço e isso pode ser percebido pela agenda de conferências sobre o assunto em todo o mundo”, contou.

Em seu discurso na solenidade, a reitora do IFSC, Maria Clara Kascny Schneider, destacou a criação do centro de formação no IFSC para capacitar servidores do Instituto e de outras instituições. “Temos que priorizar a formação dos educadores para fazermos diferença em outras redes”, afirmou. A dirigente ressaltou também o papel da Educação a Distância que permite atingir os alunos onde quer que eles estejam. “A EaD deve ser discutida, mas precisamos ir além”, disse.

A ICBL contou com workshops, sessões plenárias, apresentações de pôsteres, palestras e sessões de apresentação oral. O evento foi organizado pelo IFSC em cooperação com o Ministério da Educação e diversas outras entidades que atuam na área da educação.

Mais informações:
– Palestra de abertura da ICBL 2013 aborda os desafios da EaD