Conselho Superior aprova regulamento sobre promoção à classe de titular da carreira docente

27. fevereiro 2014 | Escrito por | Categoria: Gestão, Gestão de Pessoas, Matérias

Na primeira reunião do ano do Conselho Superior, foi aprovado por unanimidade o regulamento para promoção à classe de titular da carreira de magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). A reunião foi realizada nesta quarta-feira (26), no auditório da Reitoria.

SONY DSCOs requisitos mínimos para promoção à classe de titular são possuir título de doutor e estar no último nível da carreira. Além disso, é necessário apresentar um memorial descritivo que comprove sua atuação em atividades de ensino, pesquisa e extensão na instituição. Esse memorial será encaminhado a uma Comissão Especial de Avaliação, composta por quatro membros, sendo no mínimo 75% externos ao IFSC.

Para composição do memorial, valem as atividades docentes registradas no PSAD e no RSAD. Sobre as atividades realizadas anteriormente à criação dessas ferramentas, serão aceitos documentos declaratórios. Segundo o presidente da comissão que elaborou o regulamento, Rogério Mello, o documento busca um ponto de equilíbrio entre passado e futuro. “Buscamos valorizar o professor que já está há 30 anos se dedicando à instituição, mas também enxergar o futuro para onde queremos ir”, conta. “O mérito maior deste documento é a participação ampla, não só dos interessados, mas de todos os servidores do Instituto”, complementa Rogério.

Segundo a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, hoje há cerca de 50 professores aptos a solicitar a promoção. “Queremos encaminhar esse processo da forma mais tranquila possível. Será como um treinamento para o RSC, que será um processo muito mais complexo porque afeta um número maior de professores”, avalia.

O IFSC foi o primeiro instituto a elaborar um regulamento sobre o tema. O documento servirá de base para o Conif. “Mais uma vez nós saímos na frente e seremos referência para os outros Institutos Federais. Só tenho a agradecer e parabenizar o trabalho da comissão responsável pela elaboração desse documento”, comemora a reitora.

Para mais informações sobre procedimentos e como será feita a pontuação das atividades de ensino, pesquisa e extensão, acesse a minuta. A resolução será publicada em breve na página do Conselho Superior e, durante um ano, estará em fase de implantação e avaliação.

Política de Formação do IFSC

Durante a reunião, também foi apresentada a proposta de criação de um grupo de trabalho que será responsável pela construção da Política de Formação do IFSC. O GT, que será formado por 20 servidores, com representação de todas as regiões do estado, irá propor um documento base e disponibilizá-lo para consulta pública. A ideia é que a minuta seja encaminhada para parecer técnico do Cepe e do CDP em julho para que a versão final seja aprovada pelo Conselho Superior em agosto.

Outros assuntos

SONY DSC– Nomeação do novo auditor chefe: foi nomeado o novo auditor chefe da auditoria interna do IFSC, João Clóvis Schmitz. Ele assumiu o posto no lugar do servidor Marcelo de Souza, que solicitou redistribuição para o Instituto Federal Catarinense (IFC).

– Aprovação de cursos: foi aprovada a ampliação da oferta de vagas do curso técnico integrado em Agroindústria no Câmpus São Miguel do Oeste (passou de 40 para 80 por semestre); a extinção do curso técnico concomitante em Vestuário no Câmpus Caçador; a oferta do curso técnico concomitante em Análises Químicas pelo Pronatec no Câmpus Canoinhas; e a aprovação do curso técnico concomitante em Edificações no Câmpus São Carlos.

– Calendário de reuniões 2014: ficou definido que as reuniões do Conselho Superior em 2014 serão realizadas nas seguintes datas: 26 de março (extraordinária), 23 de abril, 11 de junho, 13 de agosto, 15 de outubro e 3 de dezembro.

– Aprovação PPI em abril: o Conselho Superior fará a apreciação do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) já em abril, a fim de agilizar a aprovação do documento geral do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), previsto para agosto.

– Mudança de nome: foi aprovada também a mudança do nome do Centro de Formação e Apoio à EaD, que passa a ser Centro de Referência em Formação e Educação a Distância. A mudança foi realizada para adequação à portaria 1.291 do MEC, que estabelece diretrizes para a organização dos Institutos Federais.

Tags: ,