Câmpus Itajaí realiza aula inaugural do curso de especialização em Ciências Marinhas

27. março 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Itajaí, Matérias

aulainaugural_portobelo4Na noite da última terça-feira (25), o Câmpus Itajaí do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizou a aula inaugural do curso de especialização em Ciências Marinhas Aplicadas ao Ensino. O evento foi realizado na Fundação Municipal de Turismo de Porto Belo, município onde o curso é ofertado.

Cerca de 50 pessoas participaram do evento. Estavam presentes a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider; o diretor-geral do Câmpus Itajaí, Carlos Alberto Souza; o prefeito de Porto Belo, Evaldo José Guerreiro Filho; a secretária de Educação do município, Dóris Ferreira; a coordenadora do curso, Laura Pioli Kremer; além dos alunos do curso e servidores do câmpus.

A aula inaugural foi ministrada pelo professora Kátia Naomi Kuroshima, coordenadora do curso de Oceanografia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Ela falou sobre como as ciências marinhas podem contribuir para a execução de práticas interdisciplinares na educação básica.

Sobre o curso

A especialização em Ciências Marinhas Aplicadas ao Ensino é a primeira ofertada pelo Câmpus Itajaí e também a única nessa área na região. A coordenadora do curso conta que a ideia de ofertar a especialização surgiu durante a execução do projeto de extensão “Aprendendo com o Mar”, desenvolvido por ela e pelo professor Benjamim Teixeira e coordenado pela professora Renata Costella Acauan. O projeto levou aos estudantes da educação básica de escolas públicas oficinas de educação ambiental, com foco na diversidade e na cultura marítima.

aulainaugural_portobelo3“Durante a execução desse projeto, nós observamos o grande interesse dos professores do ensino básico que acompanhavam os alunos nas atividades. Eram frequentes as perguntas do tipo: Como eu poderia repetir esse experimento com os meus alunos? Onde vocês conseguiram os materiais para fazer essa prática? Como poderia obter esse vídeo para passar em minhas aulas?”, conta Laura.

A ideia inicial era ofertar o curso em Itajaí, mas com a divulgação inicial e pesquisa de demanda, a secretária de Educação de Porto Belo demostrou muito interesse na proposta. “Ela ofereceu as condições necessárias para a execução do curso e realizou uma pesquisa de demanda, mostrando que apenas no município de Porto Belo teríamos cerca de 70 pessoas interessadas no curso”, explica a coordenadora do curso. Nessa primeira oferta, 92 candidatos se inscreveram para as 35 vagas disponíveis.

Laura também esclarece que o público-alvo são professores da rede pública e privada que possuam graduação e que tenham interesse em aprimorar o conhecimento na área marinha e ambiental. “O principal objetivo do curso é despertar a mentalidade marítima nos professores, permitindo a inserção e integração deste tema nas diversas disciplinas e integrando esse conhecimento à realidade dos alunos”, completa.

A Secretaria de Educação de Porto Belo já solicitou a abertura de uma nova turma no próximo ano. Já existe demanda para a oferta do curso também no município de Itajaí.

Tags: ,