Mais de 800 pessoas acompanham abertura do Sepei no Câmpus Gaspar

3. setembro 2014 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

1O 4° Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei 2014) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) teve início na noite desta terça-feira (2) com a participação de mais de 800 pessoas, entre servidores, estudantes e pessoal de apoio, na solenidade oficial de abertura realizada no Pavilhão Multiuso do Câmpus Gaspar. “Este evento fortalece a inserção do câmpus na comunidade, nesta região tão pujante de Santa Catarina que é o Vale do Itajaí, em especial o município de Gaspar”, disse o diretor do câmpus anfitrião, Sérgio Seitsi Uda, ao dar as boas vindas aos participantes.

Uda destacou a grande responsabilidade assumida pela equipe do câmpus ao aceitar ser sede dos quatro eventos institucionais programados para esta semana – o Fórum EJA, realizado segunda e terça-feira, a reunião do Colégio de Dirigentes, realizada na tarde de terça (2), o Sepei 2014 e os Jogos do IFSC (JIFSC), que terão início nesta quinta (4). “Agradeço a confiança depositada pela Reitoria no nosso câmpus e também aos servidores que trabalharam para que esses eventos acontecessem”, afirmou.

Assista à reportagem da IFSCTV sobre a abertura do Sepei 2014

A importância do IFSC na comunidade de Gaspar e a parceria da instituição com o poder público municipal foi ressaltada pelo prefeito do município, Pedro Celso Zuchi. “O Brasil precisa de educação profissional para crescer, o Brasil precisa de vocês”, disse, dirigindo-se às centenas de estudantes de todos os câmpus que participavam da solenidade de abertura.

abertura_reitora“Esta será a melhor semana do IFSC em 2014”, afirmou a reitora Maria Clara Kaschny Schneider. “Tudo o que o IFSC faz, ensino, pesquisa, extensão, esportes e cultura, estará representado aqui durante esta semana”, disse. Para Maria Clara, a proposta de unir a quarta edição do Sepei com os Jogos do IFSC apareceu como um grande desafio, que foi abraçado pelo Câmpus Gaspar. “Nós agradecemos a acolhida do câmpus e toda a energia que vocês investiram para que esse evento acontecesse.”

Palestra

abertura_diomarioApós as boas-vindas das autoridades na solenidade de abertura, o diretor de Ciência e Tecnologia do Sapiens Parque, Antônio Diomário de Queiroz, professor e ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresentou a palestra “Desenvolvimento regional: desafios para a ciência, tecnologia e inovação”. Partindo de dispositivos legais como a Constituição Federal de 1988 e a Constituição de Santa Catarina, que definem a responsabilidade social das instituições de ensino superior e seu papel para o desenvolvimento regional por meio do ensino, pesquisa, extensão e inovação, Queiroz abordou alguns desafios na área que ainda precisam ser enfrentados em Santa Catarina, estado com grande potencial para a realização de novos projetos inovadores. “A universidade tem a responsabilidade social de alimentar continuamente, com novos conhecimentos, o processo de desenvolvimento econômico e social do país”, afirmou.

Queiroz exaltou a grande expansão do IFSC, que hoje tem 22 câmpus em Santa Catarina. “Quando cheguei aqui eu senti um impacto muito positivo ao perceber a grande realização que é termos uma instituição pública em todo o estado. Esse nosso sonho foi alcançado em sua plenitude”, afirmou. O ex-reitor da UFSC também destacou o avanço na oferta de vagas de ensino superior nas últimas décadas. “Quando entrei na universidade, nos anos 60, eu era um dos pouco mais de 500 alunos da universidade. Hoje só o IFSC tem quase 30 mil alunos”, comparou.

Cultura

abertura_festaApresentações culturais também fizeram parte da abertura oficial do Sepei 2014. Antes da solenidade oficial, os participantes foram recepcionados pelo grupo musical Hausmusikanten, de Pomerode, que apresentou músicas tradicionais alemãs e transformou o hall de entrada do Câmpus Gaspar em um animado salão de baile. Após a palestra de Diomário de Queiroz, o grupo de dança Círcolo Italiano, de Blumenau, apresentou coreografias típicas no palco do Pavilhão Multiuso, encerrando com um clima festivo as atividades do primeiro dia de Sepei 2014.

Evento

O Sepei 2014 prossegue durante esta quarta e quinta-feiras (3 e 4) com a apresentação oral de 194 trabalhos de pesquisa e extensão financiados pelo IFSC no último ano, além de palestras, minicursos, mesas redondas, oficinas externas e mostra de pôsteres (clique aqui para consultar a programação detalhada no site do evento). Os melhores trabalhos de pesquisa e extensão apresentados de forma oral serão premiados com tablets, e os autores dos melhores pôsteres receberão pendrives. Os vencedores serão anunciados na tarde do dia 4, durante a solenidade de encerramento.

Além do Sepei 2014, o Câmpus Gaspar já foi sede, esta semana, do II Fórum EJA, que recebeu cerca de 100 participantes nos dias 2 e 3, e da reunião do Colégio de Dirigentes (Codir), realizada na tarde do dia 3. A partir desta quinta (4), terão início os Jogos do IFSC (JIFSC), que seguirão até sábado. Ao todo, os eventos da semana vão reunir mais de 2 mil alunos e servidores.

Tags: , ,