Capes lança aplicativo para acesso ao Portal de Periódicos por celulares e tablets

26. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) lançou um aplicativo para acesso ao Portal de Periódicos a partir de dispositivos como celulares e tablets, ampliando as possibilidades de consulta ao acervo de mais de 36 mil periódicos e 250 mil livros eletrônicos. Disponível para IOS, Android e outros sistemas operacionais, o aplicativo também permite que se acesse o Portal de Periódicos remotamente por meio da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).

Desenvolvido em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o aplicativo do Portal de Periódicos permite realizar buscas rápidas por assunto, periódico, base e livro, todos com a funcionalidade de autopreenchimento. O usuário ainda consegue navegar em websites referenciados pelos resultados de busca, além de ler e exportar os artigos em formato PDF.

Também é possível o acesso a periódicos, referências bibliográficas com resumo, teses e dissertações, normas técnicas, livros, obras de referência, estatísticas, patentes, arquivos abertos e redes de e-prints.

O Portal de Periódicos foi criado em 2000, devido ao déficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional e os desnivelamentos regionais entre as universidades do sistema superior de ensino federal. Tem como missão promover o fortalecimento dos programas de pós-graduação no Brasil por meio da democratização do acesso online à informação científica internacional de alto nível. Considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, é também a iniciativa do gênero com a maior capilaridade por cobrir todo o território nacional.

Em geral o acesso ao Portal só pode ser feito de dentro das instituições de ensino autorizadas. Mas, por meio da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), o acesso pode ser feito de qualquer computador em qualquer lugar. Para isso, basta clicar em “Meu espaço” e fazer o acesso remoto via CAFe, primeiro identificando a instituição de origem e depois fazendo login e senha com as mesmas credenciais utilizadas na instituição.

Clique aqui para saber mais sobre os serviços da CAFe para a comunidade interna do IFSC.

Com informações da Capes e da RNP

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.