Representações estudantis se reúnem no Câmpus Florianópolis

22. maio 2015 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

SONY DSCFoi realizado nesta quinta-feira (21), no Câmpus Florianópolis, o 3º Encontro das Representações Estudantis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O evento reuniu integrantes dos grêmios estudantis e dos centros acadêmicos de vários câmpus do Instituto.

Durante o encontro, os alunos puderam trocar ideias com alunos de outros câmpus sobre como fortalecer o movimento estudantil. Puderam ainda conferir uma apresentação da aluna Alícia Maria Amancio da Silva, do curso técnico integrado em Saneamento do Câmpus Florianópolis, que irá receber o prêmio Jovem como Agente da Mudança em Bonn, na Alemanha.

No período da tarde, os alunos se reuniram com a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, que falou sobre a importância dos alunos estarem mobilizados e ocuparem os espaços deles na tomada de decisões institucionais, por meio da participação nos colegiados. A reitora também respondeu a vários questionamentos dos alunos, sobre assuntos diversos.

Espaço para grêmios e CAs

O IFSC está com licitação em andamento para possibilitar a compra de containers customizados para instalação dos grêmios estudantis e centros acadêmicos. A ideia é que esses movimentos tenham um espaço próprio no câmpus. Até o momento, os câmpus Criciúma, Gaspar, Garopaba, Itajaí e Jaraguá do Sul já manifestaram interesse na compra desse espaço.

SONY DSCÔnibus para os câmpus

Ainda este ano, serão adquiridos pelo menos dois ônibus, e no ano que vem mais dois, para os câmpus do IFSC. Eles serão utilizados de forma regionalizada, para viagens e visitas técnicas dos alunos. “A compra e a manutenção de um ônibus são despesas muito grandes para um câmpus sozinho. Com a compra regionalizada, os câmpus poderão repartir essas despesas entre eles e não haverá mais a necessidade de alugar esses veículos, o que também é muito caro”, disse Maria Clara.

Alimentação estudantil

Está em andamento nos câmpus Araranguá, Florianópolis e São José a implantação do Programa de Segurança Alimentar do Estudante (Psae), que prevê o fornecimento de alimentação gratuita aos alunos. O programa será ampliado aos demais câmpus quando for possível a contratação de novos nutricionistas, já que a legislação exige esse profissional em todos os câmpus que fornecem alimentação aos alunos.

Ainda este ano, está prevista a realização de mais um encontro.

Tags: