Política de Comunicação do IFSC será atualizada neste ano

26. junho 2015 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

No encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC, realizado nesta semana, a Diretoria de Comunicação (Dircom) lançou o processo de atualização da Política de Comunicação do Instituto. Publicada em 2013, o documento reúne um conjunto de princípios, diretrizes e estratégias para orientar – de maneira uniforme, profissional e sistemática – o relacionamento do Instituto com seus diversos públicos estratégicos. Assim que foi lançada, a Política já previa uma avaliação sistemática e permanente de modo a incorporar mudanças que possam surgir com o tempo.

Todos os servidores do IFSC podem participar do processo de atualização do documento enviando sugestões para o email comissao.comunicao@ifsc.edu.br ou postando mensagens no tópico criado para isso no Fórum do IFSC (clique aqui). O prazo para enviar contribuições é até 31 de outubro deste ano. Em novembro, a Comissão de Gestão da Política de Comunicação do IFSC, formada por representantes de todos os câmpus e da Reitoria, irá se reunir para avaliar as sugestões e trabalhar na segunda versão do documento.

Segundo o diretor de Comunicação do IFSC e presidente da Comissão de Gestão da Política de Comunicação, Vinicius De Lucca Filho, este é um momento para ver como está a implementação da política na prática. “Com dois anos do lançamento da política, nossos servidores já têm mais clareza das diretrizes e têm condições de analisar se o documento pode ser aprimorado”, explica.

A Política de Comunicação do IFSC é formada por 15 capítulos que tratam de temas como comunicação organizacional e no ambiente educacional, públicos estratégicos, canais de relacionamento, relacionamento com a imprensa, mídias sociais, eventos, divulgação científica, campanhas de ingresso, gestão de crises, fontes, comunicação interna, gestão da comunicação e planos de comunicação. Além dos princípios e diretrizes expostos na Política, ela prevê uma série de manuais e outros documentos para orientar rotinas e práticas em comunicação que estão em elaboração.

Saiba mais

A política de comunicação do IFSC foi construída coletivamente em 2013 e todas as informações do processo estão disponíveis no site www.politicadecomunicacao.ifsc.edu.br. Após o lançamento, a Dircom deu início ao processo de implementação do documento com visita a todos os câmpus.

A partir da Política de Comunicação, foram criadas algumas normativas para organizar o processo de comunicação no IFSC como a criação de canais de relacionamento ( ver IN 06/2014/Gabinete da Reitora) e o uso de listas de e-mails institucionais ( ver IN 03/2014/Gabinete da Reitora). Também começaram a ser atualizados e produzidos manuais para facilitar a atuação na área.

Confira abaixo outras matérias já publicadas sobre o assunto:

Lançamento da PolCom
– 1ª reunião da Comissão de Gestão da PolCom

Para ver a relação completa de matérias e notas sobre o assunto, clique aqui.

Tags: ,