Eleições IFSC 2015: Candidatos a reitor apresentam propostas em primeiro debate

23. outubro 2015 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

Nesta quinta-feira (22), os três candidatos ao cargo de reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) participaram do primeiro debate organizado pela Comissão Eleitoral Central. Cerca de 90 pessoas compareceram ao auditório da Reitoria para acompanhar o evento e a transmissão ao vivo feita pela IFSCTV pelo seu canal no YouTube.

Concorrem ao cargo de reitor do IFSC os professores Jesué Graciliano da Silva, Maria Clara Kaschny Schneider e Maurício Gariba Júnior. Durante cerca de três horas, os candidatos puderam se apresentar, fazer perguntas entre si e responder questionamentos enviados pelo alunos, docentes e técnicos administrativos. Educação a distância, a participação da comunidade acadêmica nos colegiados, o incentivo ao empreendedorismo estudantil, a autonomia dos câmpus e a alimentação dos estudantes foram alguns dos temas abordados pelos concorrentes ao cargo de dirigente máximo do IFSC. O debate foi mediado pela jornalista da IFSCTV, Giovana Perine.

Confira abaixo a avaliação dos candidatos sobre esse primeiro debate. Cada um teve até 30 segundos para fazer suas considerações após o término do evento e a gravação das respostas foi transcrita na íntegra por ordem alfabética.

Jesué Graciliano da Silva
Foi um debate bastante produtivo, foi possível discutir os grandes temas de interesse da instituição, perguntas bastante oportunas. O debate transcorreu com bastante serenidade na maior parte do tempo, não houve nenhuma grande dificuldade, a comissão eleitoral organizou regras bem claras. E acho que esse momento aqui com tanta gente assistindo é bastante importante para fortalecer a gestão participativa, para fazer uma avaliação do que está dando certo e corrigir pro bem do IFSC.

Maria Clara Kaschny Schneider
Acredito que esse momento foi um momento muito rico da instituição, da democracia, do debate, de colocar suas propostas, tentar ouvir a comunidade nas suas perguntas. O debate entre nós foi muito importante, com as perguntas e respostas entre os candidatos, pra mostrar qual é a sua posição, qual é sua proposta, de que forma vai querer conduzir a instituição nos próximos quatro anos. Acredito que podemos, nos próximos, melhorar mais e estamos aí à disposição da comunidade para poder avançar.

Maurício Gariba Júnior
Acho que como primeiro debate, foram debatidos alguns pontos, não todos. Acho que pontos polêmicos precisam ser melhor debatidos, mas foi o primeiro debate. A sensação é de dever cumprido, passamos a nossa mensagem, mostramos a diferença entre os outros dois candidatos, mostramos que a gente defende a participação coletiva, enfim, foi um momento rico para a instituição, já que estamos em uma instituição de ensino, acho que temos que dar o exemplo mesmo. Então acho que nesse ponto, foi um debate rico e a gente espera que realmente todo mundo participe.

Assista à reportagem da IFSCTV sobre o debate em que os candidatos destacam temas abordados na discussão:

O período de campanha eleitoral começou nesta quarta-feira (21) e segue até 18 de novembro. Clique aqui para conferir informações sobre cada concorrente ao cargo de reitor. O candidato eleito comandará o IFSC de 2016 a 2019.

As eleições serão realizadas no dia 19 de novembro. Podem votar alunos, técnico administrativos e docentes do IFSC.

A gravação desse primeiro debate está disponível no canal do IFSC no YouTube. Clique aqui para acessar. Estão previstos ainda mais dois debates organizados pela Comissão Eleitoral Central do IFSC nos dias 4 e 18 de novembro em local a ser definido.

Além da eleição para reitor, haverá a escolha para direção-geral em 19 câmpus. Veja aqui os candidatos. Todos os detalhes do processo eleitoral 2015 do IFSC podem ser conferidos no site das eleições.

Tags: