Câmpus Canoinhas realiza o 1º Workshop de Ciência e Tecnologia de Alimentos

15. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Matérias

foto_workshop_canoinhas1O Câmpus Canoinhas realizou no dia 12 de dezembro, das 8h30 às 18h30, o 1º Workshop de Ciência e Tecnologia de Alimentos, promovido pelo curso técnico em Agroindústria e pelo curso superior de Tecnologia em Alimentos, ambos do eixo tecnológico “produção alimentícia”.

O tema central do evento foi “O Profissional da Área de Alimentos” e contou com a parceria de instituições como a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. (Epagri), Fricasa Alimentos S.A, Sistema de Cooperativa de Leite da Agricultura Familiar do Planalto Norte Catarinense (Sisclaf-Plan) e os supermercados Bruda e Queluz.

Durante o evento, foram realizadas palestras, apresentações culturais e trabalhos de ensino, pesquisa e extensão dos cursos técnicos em Agroindústria e Agroecologia e do curso superior de Tecnologia em Alimentos. “O objetivo é que esta proposta atinja cada vez mais o público interessado em ciência e tecnologia de alimentos na região, que contribua com a formação diferenciada dos nossos alunos, preocupado não apenas com o processo de ensino-aprendizagem em si, mas também com todos os aspectos que tangem o profissional da área de alimentos”, destaca a coordenadora do curso superior de Tecnologia em Alimentos, Cleoci Beninca.

foto_workshop_canoinhasNa palestra de abertura, “Sucesso Pessoal e Profissional”, a palestrante Marlei Kuns baseou-se em suas experiências de sua vida para refletir sobre questões do mundo do trabalho. A primeira das palestras técnicas, “Agregação de Valor”, foi proferida por Daniel Uba, coordenador estadual do Programa Gestão de Negócios e Mercados da Epagri. Uba falou sobre importância do profissional do eixo produção alimentícia, abordando sua atuação nas agroindústrias e apontando os desafios, os avanços e as perspectivas do setor para o desenvolvimento do Planalto Norte Catarinense, de forma a agregar valor às matérias primas produzidas na região.

“O profissional na Indústria de Alimentos” foi a segunda palestra técnica, ministrada por colaboradoras da Fricasa Alimentos S/A. Aline Aparecida de Lima, também técnica em agroindústria formada pelo Câmpus Canoinhas do IFSC, responsável pela Gestão da Qualidade, e sua colega Laiz de Fátima Muehlbauer, responsável pelo Desenvolvimento de Novos Produtos, trouxeram enfoque das possibilidades de atuação do profissional da área de alimentos no mundo do trabalho, falando sobre os possíveis cargos e funções e sobre as responsabilidades intrínsecas a estes cargos. Também responderam questões sobre o perfil profissional que as empresas de alimentos demandam e as oportunidades profissionais para técnicos e tecnólogos em alimentos na região. Para Cleoci, “o que ficou claro em todas as palestras foi a preocupação por profissionais com qualificação mas, acima de tudo, com dedicação e comprometimento com sua função, com a empresa e, principalmente, com o consumidor”.

foto_workshop_canoinhas2Durante o evento também foram apresentados os resultados de projetos de pesquisa e extensão realizadas pelos professores, alunos e egressos do IFSC, por meio de projetos aprovados com recursos próprios ou de outros órgão de fomento, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foram apresentados também artigos científicos, trabalhados de forma multidisciplinar com os alunos do curso de tecnologia em alimentos.

Durante o Workshop, os alunos William de Moura Sampaio, do curso técnico em Agroindústria, e Rhayne Nayra Mocelim, do Curso Tecnologia em Alimentos, realizaram apresentações culturais. Houve também a realização de análise sensorial de produtos desenvolvidos por alunos do curso técnico em agroindústria, em uma unidade curricular do terceiro módulo denominada Projeto Integrador. “Com estes projetos, os alunos aprendem a desenvolver e testar formulações de novos produtos, preocupando-se com vários aspectos inerentes aos alimentos, tais como boas práticas de fabricação, valorização e tratamento de resíduos, embalagem, rotulagem, análises físico-química, microbiológicas e sensoriais, entre outros”, destaca a professora Marli da Silva Santos, presidente da equipe organizadora do evento.

Projetos de pesquisa apresentados:

– Análise da qualidade microbiológica e da rotulagem de produtos minimamente processados comercializados em Canoinhas – SC.

Projeto aprovado no Edital 14/2014/PROPPI – Programa Institucional de Apoio a Projetos de Pesquisa, de Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação – Edital Universal

Bolsistas: Débora Janaina Klautzc e Sabrina dos Santos

Orientação: professores Graciele Viccini Isaka e Luciano Heusser Malfatti

– Avaliação de conformidades das informações de rotulagem e nutricional de alimentos industrializados de acordo com a legislação vigente.

Projeto aprovado no Edital 14/2014/PROPPI – Programa Institucional de Apoio a Projetos de Pesquisa, de Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação – Edital Universal – Chamada Interna do Câmpus Canoinhas

Bolsista: Bianka Gonçalves Schiessl

Orientação: professor Luciano Heusser Malfatti

– Escolha de Cultivares de cenoura para semeadura no mês de outubro em Santa Catarina- SC, com adubação de esterco de ovino curtido.

Bolsistas: Mauro Moreschi Chaves e Ronaldo Daniel Vieira – Alunos do curso técnico em Agroecologia.

Projetos de extensão apresentados:

– Processamento de Leite no Planalto Norte Catarinense para a alimentação escolar: um sonho possível?

Projeto aprovado no Edital APROEX Nº 02/2015 – Programa Institucional de Apoioaos Projetos de Extensão do IFSC – Apoio aos Pequenos Projetos.

Bolsista: Daiana Rafaela Ellvanger – aluna do curso superior de Tecnologia em Alimentos.

Orientação: professora Cleoci Beninca

– Caracterização das Unidades Produtoras de Leite do Planalto Norte Catarinense e Avaliação de Indicadores de Qualidade

Projeto aprovado na Chamada MEC/SETEC/CNPq Nº 94/2013 – Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e ee Extensão Tecnológica

Bolsista: Maiara Bredun – aluna do curso superior de Tecnologia em Alimentos

Orientação: professora Cleoci Beninca

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.