IFSC comemora 22 anos em Jaraguá do Sul

17. maio 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Matérias

Na quarta-feira (18), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) completou 22 anos de atuação em Jaraguá do Sul. Criado em 18 de maio de 1994, a então unidade descentralizada de Jaraguá do Sul da Escola Técnica Federal de Santa Catarina (ETFSC) começou a funcionar com apenas uma sala de aula, num imóvel emprestado e com professores cedidos pela prefeitura. Hoje, porém, Jaraguá do Sul conta com dois câmpus do IFSC, cerca de 170 servidores e aproximadamente 2,2 mil estudantes em oito cursos técnicos, três graduações e diversos cursos de qualificação profissional.

A unidade do IFSC em Jaraguá do Sul foi a primeira criada fora da Grande Florianópolis – na época existiam as unidades Florianópolis e São José. Hoje, porém, são 22 câmpus em diversos municípios catarinenses, sendo que dois estão em Jaraguá do Sul (Centro e Rau).

Segundo o diretor-geral do Câmpus Jaraguá do Sul (no Centro), Jaison da Maia, o IFSC tem a missão de levar educação e cidadania para todas as regiões em que atua. “O Instituto possui cerca de dois mil alunos em Jaraguá e temos orgulho de proporcionar educação de qualidade e gratuita a cada um deles”, destaca.

Acompanhando a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica dos últimos anos, em 2010 foi criado o Câmpus Geraldo Werninghaus (no Rau), a partir da federalização do antigo Centro Politécnico Geraldo Werninghaus (Cepeg). Com isso, Jaraguá do Sul passou a ser a única cidade além da capital catarinense a ter duas unidades do IFSC.

Para comemorar os 22 anos no município, foi organizada uma programação especial no Câmpus Jaraguá do Sul. Na quarta-feira (18) ocorreu o lançamento da biografia do professor José Maria Nunes, que foi o diretor que esteve à frente da implantação da unidade do IFSC em Jaraguá do Sul em 1994. “Na vida nos são dadas missões e instalar o IFSC na cidade foi, sem dúvida, minha maior contribuição para Jaraguá do Sul. Naquela época, nunca imaginaria que o Instituto chegaria em 2016 do tamanho e com a infraestrutura que possui hoje”, conta Nunes.

Durante o evento de lançamento da biografia houve a apresentação da orquestra do Câmpus Jaraguá do Sul, conduzida pela maestrina Denise Mohr. Familiares, servidores, estudantes, ex-alunos e empresários participaram do evento (clique aqui e veja as fotos).

Na quinta-feira (19) foi realizado o desfile beneficente “Mar & Poesia”, organizado pelos estudantes do curso técnico em Produção e Design de Moda. A atividade ocorreu no auditório do Câmpus Jaraguá do Sul e o público contribuiu com a arrecadação de leite que será destinada ao grupo Sol Solidariedade. Clique aqui e saiba como foi o evento.

A programação de aniversário tem ainda a palestra aberta ao público “Diversidades Sexuais”, que ocorrerá nesta sexta-feira (20), às 18h, em parceria com a União Nacional LGBT de Jaraguá do Sul. E no sábado (21), pela manhã, estão previstas atividades da gincana de aniversário do IFSC, envolvendo estudantes, servidores e familiares.

Mais informações sobre os câmpus do IFSC em Jaraguá do Sul estão disponíveis nos sites jaragua.ifsc.edu.br (Câmpus Jaraguá do Sul, no Centro) e gw.ifsc.edu.br (Câmpus Geraldo Werninghaus, no Rau).

Cursos gratuitos

O IFSC oferece, em Jaraguá do Sul, 11 cursos técnicos e de graduação, todos gratuitos. São os cursos superiores em Engenharia Elétrica, licenciatura em Física e tecnólogo em Fabricação Mecânica e os cursos técnicos em Química (integrado ao ensino médio), Malharia, Vestuário, Beneficiamento Têxtil, Mecânica, Eletrotécnica, Produção e Design de Moda e Proeja Vestuário (ensino profissionalizante integrado ao ensino médio para Jovens e Adultos).

Mais informações sobre o IFSC estão disponíveis nos sites jaragua.ifsc.edu.br (Câmpus Jaraguá do Sul, no Centro) e gw.ifsc.edu.br (Câmpus Geraldo Werninghaus, no Rau).

Inscrições abertas até 23 de maio

Na página de ingresso do IFSC estão abertas as inscrições para os seguintes cursos:

Câmpus Jaraguá do Sul (Av. Getúlio Vargas, 830 – Centro)
Técnico integrado em Química (vespertino) – 35 vagas
Técnico subsequente em Malharia (vespertino) – 35 vagas
Técnico subsequente em Malharia (noturno) – 35 vagas
Técnico subsequente em Produção e Design de Moda (noturno) – 35 vagas
Licenciatura em Física (vespertino) – 40 vagas

Câmpus Geraldo Werninghaus (Jaraguá do Sul – Rau: rua dos Imigrantes, 445, Rau)
Técnico subsequente em Eletrotécnica (noturno) – 32 vagas
Técnico subsequente em Eletrotécnica (vespertino) – 32 vagas