Novos integrantes tomam posse no Conselho Superior

31. agosto 2016 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

Nesta segunda-feira (29), foi realizada a 42ª reunião do Conselho Superior do IFSC (Consup), o órgão máximo e deliberativo da instituição. Na ocasião, os novos conselheiros – eleitos pela comunidade acadêmica – tomaram posse e já começaram os trabalhos. Entre os destaques da reunião, está a aprovação de 14 novos cursos para 2017, da alteração na resolução que trata da curricularização da extensão e do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) 2016-2017.

Os novos conselheiros foram eleitos pela comunidade acadêmica em junho deste ano. Docentes, técnicos administrativos e discentes elegeram cinco representantes titulares e cinco suplentes. O Consup é composto ainda por egressos da instituição, da sociedade civil, do Ministério da Educação e do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal. O mandato é de dois anos. Clique aqui para conferir os representantes eleitos.

A reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, destacou o compromisso que os conselheiros devem ter com a educação pública e com a sociedade, acima de qualquer diferença, ainda mais em um contexto difícil pelo qual o País está passando. “Em tempos adversos, temos que estar mais unidos e mais fortes para que a gente enfrente isso com bastante força, porque talvez não teremos nos próximos tempos a facilidade de recursos que tínhamos. O próprio custeio e investimento têm sido bem complexo”, afirmou.

Para a dirigente, o Conselho Superior é estratégico para que a instituição faça cada vez mais e melhor para a população catarinense. “Temos que ter o compromisso com os alunos que estão aqui, mas também com as pessoas que estão lá fora e querem vir para o IFSC e tem uma expectativa muito forte na educação pública. Então, contamos com todos vocês para atuarmos com união, solidariedade e cooperação para que a gente supere as dificuldades que possamos ter, apesar das diferenças e adversidades, para que a instituição seja forte e cada vez mais atenda os anseios da sociedade brasileira”, destacou.

Na primeira reunião com a nova composição do Consup, foram aprovados 14 novos cursos para início em 2017 nos câmpus Caçador, Florianópolis, Florianópolis-Continente, Garopaba, Itajaí, Lages e São Carlos. Destaque para o curso superior de tecnologia em Gestão Ambiental, que será o primeiro curso de graduação do Câmpus Garopaba. A partir do ano que vem, o IFSC também ofertará mais um mestrado em Clima e Ambiente, que será multicampi, envolvendo os câmpus Florianópolis, Itajaí e Garopaba. A lista completa dos cursos aprovados e extintos na reunião pode ser conferida ao final da matéria.

Outra aprovação foi a alteração na resolução que estabelece as diretrizes para a inclusão de atividades de extensão no currículo dos cursos de graduação do Instituto. Conforme estabelece o Plano Nacional de Educação 2014-2024, os projetos pedagógicos de todos os cursos superiores (PPC) do País deverão assegurar em suas matrizes curriculares, no mínimo, 10% da carga horária total em extensão nas áreas de grande pertinência social. O IFSC conta com site para organizar o processo de curricularização da extensão com todas as informações. Clique aqui para acessar.

Também foram apreciados e aprovados o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) 2016-2017 e o afastamento do País da reitora que, no dia 23 de novembro, participará de uma mesa no XVI Colóquio Internacional de Gestão Universitária (CIGU). Neste ano, o evento será realizado em Arequipa, no Peru. Todas as despesas com passagem e estadia serão custeadas pelos organizadores do CIGU.

A reunião desta segunda chegou a ser interrompida logo no início diante de um protesto de um grupo de alunos do Câmpus Florianópolis-Continente. Os estudantes puderam apresentar suas manifestações por melhores condições de aulas práticas e foram encaminhados para uma reunião com a direção-geral do câmpus, gestores da Reitoria e conselheiros que quiseram acompanhar. Veja matéria publicada no site do câmpus sobre a manifestação.

A reunião do Conselho Superior foi transmitida ao vivo pela IFSCTV e a gravação na íntegra pode ser conferida abaixo:

Confira os cursos aprovados e extintos na reunião do Consup:

Aprovados

– Bacharelado em Sistemas de Informação – Câmpus Caçador (2017-1)
– Técnico Subsequente em Guia de Turismo Nacional e América do Sul – Câmpus Florianópolis-Continente (2017-1)
– Técnico Subsequente em Panificação – Câmpus Florianópolis- Continente (2017-1)
– Técnico Subsequente em Confeitaria – Câmpus Florianópolis-Continente (2017-2)
– Técnico Subsequente em Restaurante e Bar – Câmpus Florianópolis-Continente (2017-1)
– Técnico Subsequente em Restaurante e Bar – Câmpus Garopaba (2017-1)
– Técnico Concomitante em Administração – Câmpus Garopaba (2017-1)
– Técnico Concomitante em Biotecnologia – Câmpus Garopaba (2017-1)
– Técnico Concomitante em Controle Ambiental – Câmpus Garopaba (2017-1)