Alunos da primeira turma do mestrado em rede ProfEPT qualificam projetos

19. julho 2018 | Escrito por | Categoria: Matérias

Formação docente, currículo, reconhecimento de saberes, estratégias metodológicas e de avaliação da aprendizagem e jornalismo como democratização do conhecimento científico estão entre os temas de pesquisa dos alunos da primeira turma do mestrado em rede em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFSC. Dos 24 alunos da primeira turma, os 12 primeiros já qualificaram seus projetos em bancas que tiveram a participação de professores avaliadores internos e de outras instituições brasileiras. A segunda turma vai iniciar as aulas em agosto.

Em todas as bancas de qualificação, realizadas ao longo do mês de julho, os avaliadores destacaram a relevância do mestrado que, por ser um programa stricto sensu profissional, tem como missão qualificar a atuação docente na EPT. Foram destaque ainda as propostas de produtos educacionais. Em todos os projetos, estão previstos produtos que visam a intervenção no cotidiano da EPT e a socialização de conhecimentos, já que esses produtos estarão disponíveis para consulta pública, após a conclusão do curso.

“A missão do mestrado em Rede ProfEPT é contribuir para ampliar as reflexões sobre a prática da docência na EPT, possibilitadas não apenas nos projetos de dissertação, mas em todos os momentos de vivência do curso”, destaca a coordenadora do ProfEPT/IFSC, Maria dos Anjos Lopes Viella. Além do IFSC, outros 35 institutos federais fazem parte do Programa, coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

Veja a seguir os projetos qualificados, autores, orientadores e respectivas bancas avaliadoras:

Alessandra Bernardes Bender
Projeto: Integração entre formação geral e formação profissional como base do componente curricular de inglês na educação profissional técnica articulada ao ensino médio: implementação de uma unidade didática
Orientadora: Dra. Marimar da (IFSC)
Banca: Dr.Olivier Allain (IFSC); Dra. Karim Siebeneicher Brito (Unespar)

Ana Claudia Burmester
Projeto: Tempos e espaços para (re)pensar o currículo com estudantes do ensino técnico integrado ao ensino médio
Orientadora: Dra. Roberta Pasqualli (IFSC)
Banca: Dra. Maria dos Anjos Lopes Viella; Dra. Sandra Aparecida Antonini Agne (IFSC)

Ana Paula Fassina
Projeto: O reconhecimento de saberes na formação docente para a educação profissional
Orientador: Dr. Paulo R. Wollinger (IFSC)
Banca: Dr. Olivier Allain; Dra. Elenita Eliete de Lima Ramos; Ma. Cláudia Hickembick (IFSC)

Bárbara Colossi Felippe
Projeto: A pesquisa como princípio pedagógico na EPT: uma experiência com alunos em vulnerabilidade social
Orientadora: Dra. Salete Valer (IFSC)
Banca: Dra. Marimar da Silva e Dr. Clóvis Antônio Petry (IFSC)

Carolini Vilela
Projeto: A sociologia no ensino médio regular e no Proeja: a música como recurso metodológico
Orientadora: Dra. Marizete Spessatto (IFSC)
Banca: Dra. Maria dos Anjos Lopes Viella (IFSC); Dra. Nise Jinkings (UFSC)

Elaine Cristina Pamplona Seiffert
Projeto: Quebrando barreiras: práticas educativas inclusivas
Orientador: Dr. Douglas P. Juliani (IFSC)
Banca: Dra. Maria dos Anjos Lopes Viella; Dra. Sabrina Bleicher (IFSC)

Giovana Perine Jacques
Projeto: Divulgação científica nos institutos federais de educação: a contribuição do jornalismo para a democratização do conhecimento
Orientadora: Dra. Marizete Spessatto
Banca: Dr.Olivier Allain (IFSC); Dr. Wilson da Costa Bueno (Universidade Metodista de São Paulo Umesp)

Juliete Alves dos Santos Linkowski
Projeto: A atuação do técnico em assuntos educacionais e a proximidade com a função do pedagogo: possibilidades de uma integração
Orientadora: Dra. Gislene Miotto Catolino Raymundo (IFSC)
Banca: Dr. Paulo Roberto Wollinger (IFSC); Dr. Argos Gumbowsky (Universidade do Contestado- UnC)

qualificacao_lucianeLuciane da Costa Campolin
Projeto: A avaliação da aprendizagem na Educação profissional: a percepção dos trabalhadores-estudantes dos cursos técnicos subsequentes do IFSC – Câmpus Caçador
Orientadora: Dra. Gislene Miotto Catolino Raymundo (IFSC)
Banca: Dr. Olivier Allain; Dra. Patrícia Frangelli Bugallo Lopes (IFSC)

qualificacao_luis_fernandoLuis Fernando Rampelloti
Projeto: O bom docente enfermeiro: o olhar dos estudantes de cursos técnicos acerca dos saberes docentes
Orientadora: Dra. Roberta Pasqualli
Banca: Dra. Gislene Miotto Catolino Raimundo (IFSC); Dr. Alexandre Vanzuita (IFC)

qualificacao_mirelleMirelle Cândido Vecchietti
Projeto: As trajetórias entre o ensino fundamental e o ensino médio na voz dos adolescentes: em busca de um diálogo com a educação profissional
Orientadora: Dra. Maria dos Anjos Lopes Viella
Banca: Dr. Juarez Tarcísio Dayrell (UFMG); Dra. Giane Carmem Alves de Carvalho (IFSC)

Raquel Darelli Michelon
Projeto: O planejamento para a ampliação do Letramento: uma experiência com sujeitos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente
Orientadora: Dra. Salete Valer (IFSC)
Banca: Dra. Marizete Bortolanza Spessatto e Dra. Jane Parisenti (IFSC)

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: ,

Um comentário até o momento. em "Alunos da primeira turma do mestrado em rede ProfEPT qualificam projetos"

1. LAURA disse:

Por gentileza, divulgar os produtos educacionais criados nas respectivas pesquisas!