Exames periódicos devem ser feitos até 31 de outubro

29. outubro 2019 | Escrito por | Categoria: Matérias, Vida de Servidor

Servidores do IFSC têm até 31 de outubro para realizar seus exames periódicos Só foram convocados os servidores que ingressaram no serviço público federal até 31 de dezembro de 2017, que receberam uma convocação no endereço de e-mail cadastrado no Sigepe. Quem está em licença (capacitação, pós-graduação, saúde, maternidade) no período de execução dos periódicos não foi convocado.

Os exames periódicos são um direito do servidor com o objetivo de detectar situações de risco à saúde o mais precocemente possível de forma a amenizá-las ou curá-las. Para os servidores com idade entre 18 e 45 anos, os exames devem ser realizados a cada dois anos. Quem tem acima de 45 anos, deve realizar os exames anualmente. Dependendo dos riscos ao que um servidor esteja exposto ou caso seja portador de doença crônica, essa periodicidade pode ser menor do que um ano.

A partir do recebimento do e-mail, o(a) servidor(a) deverá acessar o Sigepe e aceitar ou recusar o convite. Os servidores que aceitarem realizar os exames médicos periódicos deverão fazer todos os procedimentos, que incluem os exames e uma avaliação médica (com emissão do “Atestado de Saúde Ocupacional”/ASO). Para saber o rol mínimo de exames que serão feitos, acesse cartilha com as principais dúvidas esclarecidas pela Diretoria de Gestão de Pessoas do IFSC.

Na avaliação clínica, o(a) servidor(a) receberá duas cópias do ASO e uma cópia deverá ser entregue na Unidade SIASS/IFSC, localizada no Câmpus Florianópolis-Continente. Os servidores que se recusarem a realizar os exames médicos periódicos deverão assinar o “Termo de Recusa” e entregar na Unidade SIASS/IFSC.

Nesta campanha, o processo será realizado pela GEAP, por meio da sua rede credenciada. O endereço das clínicas credenciadas sairá nas guias, após o “aceite” do(a) servidor(a). A partir da impressão das guias, o(a) servidor(a) deverá agendar os exames e, no momento do procedimento, apresentar as guias e documento com identificação.

A Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor do IFSC disponibilizou um tutorial de acesso ao sistema e uma cartilha esclarecendo as principais dúvidas relacionadas aos exames médicos periódicos. Em caso de dúvidas, envie e-mail para saude@ifsc.edu.br ou ligue para (48) 3877-8433.

 

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: , ,

Faça um comentário!