Artigo: é possível trabalhar em casa e manter a saúde?

20. março 2020 | Escrito por | Categoria: Coronavírus, Matérias, SIASS

Desde o surgimento do primeiro caso de Corona Vírus (COVID-19) no Brasil, as sociedades médicas, mídias gerais e os centros de saúde têm alertado sobre as medidas de prevenção e controle na transmissão desta doença. Devido à pandemia instalada e o risco aumentando de transmissibilidade viral, foi necessário o isolamento social e, com ele, soluções para manter o andamento do trabalho como o “home office”. A seguir, cito dicas para manter sua saúde em dia, conciliando trabalho e tarefas domiciliares.

Saúde mental: mantenha-se concentrado nas tarefas propostas e tente estabelecer horários para as discussões de trabalho. Infelizmente, em um mundo conectado com diversos aplicativos informando mensagens em tempo real, isso parece difícil. Estabeleça limites de carga de trabalho e metas diárias. Tente fazer pausas para relaxar a mente e curtir sua família. Um ambiente tranquilo e com iluminação adequada contribui para uma boa produção. Com relação à pandemia por COVID-19, procure controlar a intensidade de notícias da TV e leia sobre a doença em fontes confiáveis: como o site do Ministério da Saúde. Evite compartilhar mensagens sem fontes; as “fake News” estão aí para assustar e aumentar ainda mais os sentimentos de ansiedade e medo.

Alimentação: procure manter sua dispensa repleta de frutas. A ingestão de frutas, a cada três horas, diminui a compulsão alimentar e a quantidade de comida ingerida nas principais refeições do dia. Se hidratar é fundamental! O ser humano necessita de um consumo de dois a três litros de água por dia. Você pode ingerir água de coco, sucos naturais e chás. Evite excesso de bebidas energéticas, estimulantes e bebidas ricas em açúcares.

Ergonomia: pausas laborais são fundamentais a cada carga de trabalho. Costumamos sugerir pausa laboral de 10 minutos a cada 50 minutos de trabalho ou 20 minutos a cada 100 minutos de trabalho. Os exercícios de alongamento de braços, pernas e coluna são fundamentais para alinhamento articular, proteção das nossas juntas e descanso articular. Evitar posições viciosas e repetitivas contribui para mantermos as articulações saudáveis. Procure sempre fazer alongamento das mãos e dos braços antes de uma tarefa no computador. Utilize cadeiras que ofertem encosto ajustável para a cabeça e coluna, além de altura ajustável aos braços. Lembrando que a cadeira deve oferecer apoio para os braços de forma que estes estejam alinhados com a altura da mesa e a tela do computador com a altura dos olhos. Não esqueça de separar um tempo, após o trabalho, para prática de atividade física regular: aparelho de bicicleta, circuito funcional em casa, levantamento de peso com halteres e exercícios em solo (como os abdominais).

Em tempos de “isolamento social”, procure desfrutar dos benefícios de estar em casa para se cuidar mais e, ao mesmo tempo, ser produtivo. Podemos sim, manter o foco no trabalho e praticar atos que nos fazem sentir bem. Lembre-se que a prevenção é a palavra de ordem: seguir as dicas acima é tão importante quanto utilizar o álcool em gel e lavar as mãos. Não adianta saber tudo de corona vírus, se não cuidarmos da mente, do corpo e da nossa alimentação.

Mente sã, corpo são e álcool gel na mão!

Dr. Diego Vinícius de Magalhães CRMSC 25673
Médico Clínico e Reumatologista | Médico SIASS IFSC
Membro da Sociedade Brasileira e Catarinense de Reumatologia

Tags: , , ,

Os comenários não estão permitidos.