Artigo: Recomendações de autocuidado durante o distanciamento social

18. maio 2020 | Escrito por | Categoria: Coronavírus, Matérias, SIASS

Milena Garcia – SIASS/IFSC
Psicóloga CRP 12/06179
Mestre em Saúde Mental e Atenção Psicossocial/UFSC

Olá, colegas,

bem-estar-em-casaEstamos entrando no terceiro mês de pandemia. É um momento delicado e precisamos estar alertas à nossa saúde mental.
É normal, nesse momento de vulnerabilidade, sentirmos medo, tristeza, desamparo e solidão. Podemos, além disto, termos alterações de apetite, de sono e de humor.
Essas reações emocionais e comportamentais poderão surgir e é importante compreendermos que tais alterações são normais diante da situação anormal que estamos vivendo.
Com essa compreensão, podemos cuidar melhor de nós mesmos. A seguir, encontram-se algumas sugestões que poderão auxiliar no alívio da tensão desse momento.
•    Acolha seus medos e anseios;
•    Aproxime-se, ainda que de forma virtual, das pessoas queridas (familiares, colegas de trabalho, amigos) para conversar. Lembre-se de respeitar o distanciamento social;
•    Retome atividades que você gosta de fazer (leitura de livros, filmes, conversas [on-line] com amigos, jogar videogame, costurar, fazer algum artesanato);
•    Tenha paciência com seus familiares. Eles também poderão sentir alterações psicológicas e emocionais e, caso vocês não sejam compreensivos um com o outro, poderão ter e/ou intensificarem conflitos familiares;
•    Evite o excesso de coberturas midiáticas;
•    Evite o uso de álcool, drogas e tabaco para lidar com as emoções;
•    Faça exercícios para regulação emocional (meditação, respiração diafragmática, exercícios para estimular o MOMENTO PRESENTE);
•    Não se automedique. Se houver intensificação de sintomas psicológicos e estes forem persistentes, procure auxílio profissional;
•    Estabeleça uma rotina com horários definidos (para levantar, para trabalhar, se alimentar, para momentos de descanso e para dormir). Essa estruturação de atividades nos dá sensação de controle (do que está ao nosso alcance) e é um importante fator protetivo à saúde mental.

Espero que estejam todos bem. Cuidem-se, física e emocionalmente.

Fonte: Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19. Recomendações gerais. Fiocruz. 2020.

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