Projeto de Escuta Qualificada começa atendimento a servidores e terceirizados na próxima segunda-feira

10. junho 2020 | Escrito por | Categoria: Coronavírus, Matérias

Começa nesta segunda (15), o atendimento a servidores e terceirizados de campus do IFSC em todo o Estado pelo projeto Escuta Qualificada. O projeto é coordenado pela professora Vanessa Jardim, do curso técnico em Enfermagem do Câmpus Florianópolis.

A ideia do projeto é acolher colaboradores que, em casa, estão sentido os efeitos do distanciamento, como ansiedade e estresse, e também que estejam em dúvida sobre possíveis sintomas da Covid-19. “Com a chegada do inverno e das doenças comuns na estação, é normal nos sentirmos inseguros frente aos sintomas. A orientação das autoridades em saúde é que se evite os serviços de urgência e emergência o máximo possível dada a possibilidade de exposição ao novo coronavírus”, explica Vanessa. “É importante esclarecer que a Escuta ou Acolhimento Qualificado visa nortear o servidor nas questões e dúvidas em saúde, e que, em hipótese alguma, substitui os serviços de saúde de referência de cada região.”, completa.

Um dos encaminhamentos possíveis é a referência para o município nos serviços de saúde, saúde mental e assistência social (Creas e Crass). Todas as demandas serão cuidadosamente analisadas e, se necessário, compartilhadas entre a equipe, respeitando o sigilo e ética.

A equipe conta com quatro enfermeiras, uma psicóloga, quatro médicos, três profissionais de Educação Física e uma assistente social que compartilham os conceitos de prevenção de agravos e promoção à saúde, além de uma pedagoga bilíngue (Libras) e uma enfermeira obstétrica como referências para demandas de gestantes, puérperas e comunidade surda.

Como entrar em contato

Para falar com a equipe, é preciso preencher um formulário com informações referentes às demandas em saúde física, mental e o contexto de isolamento social frente a pandemia. Os servidores disponibilizam então um número de contato de WhatsApp e um dos membros da equipe fará o acolhimento e encaminhamentos.

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.