Municípios organizam cadastro de profissionais da educação para plano de imunização contra a Covid-19

3. maio 2021 | Escrito por | Categoria: Coronavírus, Matérias

O comitê estratégico de retomada das aulas presenciais em Santa Catarina, formado por 14 entidades, e a Secretaria de Estado da Educação (SED) estão organizando um cadastro dos profissionais de educação para a implementação de um plano de vacinação contra a Covid-19.

Os dados dos profissionais que atuam em todo o estado, em todos os níveis de ensino e tanto na rede pública quanto na privada serão coletados por meio de formulários encaminhados pelas secretarias municipais de educação. Professores, técnicos e demais profissionais deverão enviar seus dados apenas no formulário relativo ao município em que atuam. Não haverá cadastro unificado.

Embora não haja data prevista para a vacinação dos profissionais da educação – que são o 19º grupo na ordem de prioridade do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde –, o objetivo da ação é definir um processo para o início da imunização e elencar prioridades, levando em conta o maior risco de contágio.

Pela proposta do plano estadual, apresentada pela SED em abril, deverão receber a vacina primeiramente os profissionais que estão atuando em ensino presencial, e depois os que mantêm atividades remotas. Nos dois grupos, as prioridades serão para quem atua na educação infantil (professores e auxiliares), educação especial, equipe técnica, administrativa e pedagógica (gestão, limpeza, alimentação, orientadores de convivência), ensino fundamental (docentes, auxiliares, intérpretes de Libras), ensino médio (professor, segundo professor, auxiliares/estagiários, intérpretes de Libras) e docentes do ensino superior.

Como se cadastrar

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, caberá às secretarias municipais da Educação a organização dos cadastros em cada município – tanto das instituições públicas de todas as esferas quanto das particulares. Portanto, é preciso que os profissionais cadastrem-se no link enviado pela secretaria de seu município de atuação para que ele tenha validade.

-> Os links para acesso aos formulários de cada município estão disponíveis na Intranet do IFSC, clicando aqui.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC, com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação

Texto atualizado em 06/05/2021 às 17h57

Os comenários não estão permitidos.