Professor do Câmpus São José ministra palestra no Conselho Estadual de Saúde

7. maio 2021 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Coronavírus, Matérias

O professor Marcelo Luiz Pereira, do Câmpus São José, foi convidado pelo Conselho Estadual de Saúde de Santa Catarina (CES) para ministrar palestra na reunião ordinária online do conselho realizada em 5 de maio sobre o impacto do condicionamento de ar e da ventilação com aparelhos do tipo split na dispersão da covid-19 em ambientes internos.

Conforme o professor, devido à forma como os aparelhos do tipo split insuflam o ar no interior dos ambientes – em alta velocidade, com elevada turbulência e sem filtragem -, não se pode garantir um padrão seguro de movimentação e filtragem do ar. Isso significa que gotículas contaminadas e aerossóis gerados no interior do ambiente por uma pessoa doente podem permanecer indefinidamente no ar, percorrer distâncias significativas e atingir outros ocupantes. Por conta disso, a recomendação do professor do IFSC é que, durante a pandemia, o uso de condicionadores de ar do tipo split seja evitado em ambientes fechados.

Após a palestra, Marcelo respondeu a perguntas dos participantes da reunião. “O interesse maior deles foi saber se os profissionais da secretaria [estadual] da saúde estão qualificados para lidar com os problemas de qualidade do ar em hospitais”, comenta. Os conselheiros sugeriram ao professor desenvolver um protocolo de avaliação de ambientes.

Marcelo Luiz Pereira é professor da área de Refrigeração e Climatização do Câmpus São José, com doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Queensland (da Austrália) e experiência com atuação em condicionamento de ar, ventilação, salas limpas e controle de contaminação e qualidade do ar em hospitais.

Ele é autor de um projeto, apoiado por edital interno do IFSC para incentivar ações de combate à pandemia de covid-19, que desenvolveu um sistema de monitoramento e controle em tempo real  da concentração no ar de agentes infecciosos em hospitais. Os testes do sistema foram feitos no Setor de Endoscopia do Hospital Regional de São José e resultaram na redução da concentração de partículas no interior do ambiente e eliminação da dispersão das partículas ao longo de todo o espaço, reduzindo os riscos de contaminação dos ocupantes dele (profissionais de saúde e pacientes).

Por Felipe Silva | Jornalista do IFSC