Direx disponibiliza material do curso “O fazer extensionista”

14. julho 2021 | Escrito por | Categoria: Matérias

A Diretoria de Extensão (Direx) disponibilizou para todos os servidores o material do curso “O fazer extensionista”, para que os docentes possam utilizá-lo como apoio nas unidades curriculares que têm a extensão como tema.

Disponível no Moodle, o material foi adaptado de conteúdo produzido pelo professor Douglas Paulesky Juliani, no curso de formação continuada em Práticas Extensionistas com base na Inovação Social. O curso “O fazer extensionista” já teve duas edições.

Consulte aqui o material do curso.

Interessados em solicitar uma cópia do curso no Moodle devem entrar em contato pelo e-mail extensao@ifsc.edu.br. O material pode ser utilizado dentro das condições da licença Creative Commons – Atribuição Não Comercial Compartilha Igual 4.0 Internacional. Ou seja, o docente pode propor adaptações ao material, fazendo uso de vídeos, relatos de vivências, situações problemas e atividades, desde que mantendo o autor original e registrando as adaptações realizadas, com o nome dos respectivos autores.

Ao solicitar o material, os interessados devem informar a unidade curricular na qual os recursos serão utilizados, com respectivo período de execução, curso e câmpus.

Tutorial do Moodle para orientar o uso do material.

Sobre a curricularização da extensão

A destinação de pelo menos 10% da carga horária dos cursos de graduação para atividades de extensão é prevista pelo Plano Nacional de Educação (PNE) desde 2001. Essa obrigatoriedade foi ratificada pela resolução 07/2018 do Conselho Nacional de Educação (CNE).

De acordo com a Diretoria de Extensão, 23% dos cursos do IFSC já adequaram seus projetos pedagógicos para a oferta de 10% da carga horária em extensão. Uma das experiências é o curso superior de tecnologia em Gestão de Turismo, do Câmpus Florianópolis-Continente.

A Direx está com edital aberto para apoio a projetos de extensão ou curricularização, com prazo de inscrições até 30 de julho. Saiba mais.

Assista a eventos sobre o tema:

Seminário Nacional de Curricularização da Extensão da Rede Federal de EPT (Sence)

Seminário de Curricularização da Extensão – IFSC

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Os comenários não estão permitidos.