Teletrabalho no IFSC: implantação vai atender à realidade dos câmpus

25. agosto 2022 | Escrito por | Categoria: Matérias

A implantação do Programa de Gestão, que torna o teletrabalho no IFSC uma realidade, já está em andamento nos câmpus. Em alguns, processo já está mais avançado e em outros, na fase mais inicial. Segundo a diretora de Gestão de Pessoas Letícia Helena Fernandez Wiggers, com a publicação da Portaria do Reitor 1795, de 29 de junho de 2022, ficou mais clara a responsabilidade e autonomia dos câmpus na implantação do Programa.

A intenção, segundo Letícia, que também coordena o GT de Implantação do Programa de Gestão, foi criar um processo descentralizado, em que cada câmpus pudesse criar o seu próprio Grupo de Trabalho e adequar o seu edital de oferta à realidade local. Também é de responsabilidade dos GTs locais responder dúvidas e orientar os servidores durante o processo, além de auxiliar os colegiados na elaboração dos editais que definirão as vagas de teletrabalho integral ou parcial a serem disponibilizadas por cada câmpus. Segundo Letícia, o Programa foi organizado dessa forma para dar mais autonomia aos câmpus e para que os servidores tenham um ponto de apoio mais próximo, um maior vínculo com as equipes dos GTs locais. “Queremos que os GTs locais tenham o protagonismo, sejam a referência para os servidores”, afirma Letícia. Assim, fica sob responsabilidade do GT Implantação o assessoramento aos demais GTs e a realização de treinamentos.

Os diretores dos câmpus receberam e-mail solicitando que organizassem seus GTs locais. Os integrantes dos GTs participaram de capacitação realizada dia 15 de agosto com o GT geral e o Departamento de Sistemas da Informação (DSI) sobre o manejo do Sistema Sisgp. Também foi orientado aos GTs locais que criem suas contas de e-mail, específicas para receber as dúvidas dos servidores dos câmpus.

A Reitoria já está com seu programa piloto em andamento desde o mês de junho. O processo está sendo acompanhado pela Comissão Permanente de Acompanhamento do Programa de Gestão (CPPG), responsável pelo monitoramento do Programa de Gestão na Instituição. Segundo a diretora de Gestão de Pessoas, o retorno dos servidores está sendo positivo. “A Reitoria já voltou ao trabalho presencial após a pandemia com o teletrabalho. Já nos câmpus é um pouco mais complexo, pois há o atendimento ao público e a questão dos docentes”, destaca.

Material informativo e curso de capacitação

A DGP e o GT de Implantação estão disponibilizando diversos materiais de consulta sobre o Programa de Trabalho, como manuais, tutoriais e gravação de capacitações. Também está sendo elaborado um curso de capacitação no ambiente Moodle sobre o teletrabalho e que será lançado em breve.

 Situação do teletrabalho nos câmpus:

Câmpus Araranguá: edital publicado e resultado preliminar foi divulgado dia 30 de agosto. Esta primeira chamada tem vagas para os seguintes setores: CGP, Comafi, CTIC, DEPE, NAE, CORE, assessoria direção e DAM.

– Câmpus Caçador: o edital para seleção dos servidores em agosto. Resultado final deve ser divulgado nesta sexta-feira (26).

– Câmpus Canoinhas: edital publicado em 26 de agosto, com o  regramento geral sobre o PGD no câmpus, baseado na legislação vigente. As chamadas com as vagas disponíveis para os diferentes setores e os pré-requisitos para concorrência/adesão serão publicadas posteriormente.

Câmpus Chapecó: edital e chamada pública lançados no mês de agosto. Previsão de início em setembro, com cargas horárias de 20 a 40% em teletrabalho, de acordo com especificidade do cargo e acordos da direção-geral com os técnicos-administrativos.

– Câmpus Criciúma: dia 15 de agosto foi divulgado o resultado preliminar da Chamada lançada no dia 8 de agosto. Foram definidas vagas para as coordenadorias de Gestão de Pessoas, Materiais e Finanças, Relações Externas e Assuntos Estudantis, além da Assessoria de Direção Geral. O teletrabalho deve começar nestes setores em setembro.

Câmpus Florianópolis: o edital foi lançado e as inscrições encerraram-se em 19 de agosto. O resultado final será divulgado em 15 de setembro.

Câmpus Florianópolis – Continente: o GT foi formado em 27 de abril e o edital foi lançado dia 8 de agosto. A primeira chamada foi lançada dia 9 de agosto, somente para TAEs, e o resultado final divulgado dia 12 de agosto. Uma nova chamada, para professores, deve ser lançada.

– Câmpus Garopaba: No momento o GT está elaborando um relatório para gestão com todo o estudo e levantamento local. O edital deve ser lançado nos próximos meses.

– Câmpus Gaspar: as candidaturas dos servidores já foram homologadas, os planos de trabalho estão sendo elaborados e a previsão é que entre em vigor a partir do dia 19 de setembro.

– Câmpus Itajaí: o edital já foi lançado e os candidatos podem se inscrever até o dia 3 de setembro.

Câmpus Jaraguá do Sul – Centro: edital do PGD no câmpus foi publicado dia 23 de agosto. O quadro de vagas, os requisitos e o cronograma de adesão/seleção ao teletrabalho foram disponibilizados, no entanto, apenas em 1º de setembro, com a publicação da 1ª Chamada vinculada ao edital. Na Chamada foram abertas sete vagas, todas em regime parcial e vinculadas ao Departamento de Administração (Dam).

Câmpus Jaraguá do Sul – Rau: edital e a 1ª Chamada foram publicados dia 10 de agosto, com 13 vagas disponíveis – quatro em regime integral e nove em regime parcial. Todas as vagas são ligadas ao Departamento de Administração (Dam). Conforme cronograma da 1ª Chamada, os servidores aprovados no edital iniciaram o teletrabalho em 1º de setembro.

– Câmpus Joinville: edital publicado em 18 de agosto, com o  regramento geral sobre o PGD no câmpus, baseado na legislação vigente. As chamadas com as vagas disponíveis para os diferentes setores e os pré-requisitos para concorrência/adesão serão publicadas posteriormente.

Câmpus Lages: a Comissão de Implantação do PGD no Câmpus foi instituída em 10 de março. O edital foi lançado dia 5 de agosto, com a primeira chamada para técnicos administrativos. O resultado final já foi homologado e a previsão de início do programa é primeiro de setembro. A segunda chamada, contemplando servidores docentes, está em fase de ajuste de vagas e deverá ser lançada nos próximos dias.

 – Câmpus Palhoça Bilíngue: edital e primeira chamada já foram elaborados e devem ser lançados em breve. Esta primeira chamada atenderá somente servidores técnico-administrativos de setores específicos.

– Câmpus São Carlos: edital será publicado no dia 1º de setembro e chamada pública no dia 12 de setembro. Vagas e percentuais estão sendo definidos.

– Câmpus São José: o Programa de Gestão está em andamento e neste momento está aguardando lançamento do edital pela Direção do Câmpus.

– Câmpus São Lourenço do Oeste: direção realizou conversa com servidores e levantamento para verificar a intenção de aderir ao Programa de Gestão de cada servidor. Será criado o GT de Implantação.

– Câmpus São Miguel do Oeste: o câmpus possui dois GT’s, que estão elaborando a minuta de tabela de atividades para ser apreciada pela direção-geral. Previsão de entrega da minuta é no final de setembro, definição das vagas e lançamento do edital em outubro e previsão de início do teletrabalho para novembro.

Câmpus Tubarão: foi instalado o GT para discutir o teletrabalho e a expectativa é que o edital seja lançado em setembro.

– Câmpus Urupema: a previsão do lançamento do Edital é 9 de setembro e a chamada de inscrições de 13 a 16 de setembro. A data para a publicação do resultado final (homologação) é 26 de setembro e previsão do início das atividades em outubro de 2022.

– Câmpus Xanxerê: o Grupo de Trabalho do câmpus tem prazo até 30 de setembro para finalizar as atividades e a partir desta data o câmpus implantará o programa de gestão.

Por Carla Algeri | Jornalista do IFSC

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.