Servidores têm até 27 de março para participar da Pesquisa QVT

17. março 2023 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias

Foi prorrogado até 27 de março o prazo para servidores do IFSC participarem a Pesquisa em Qualidade de Vida (QVT) do IFSC. Para participar, os servidores devem acessar o formulário da pesquisa e responder as 62 questões, sendo três delas questões abertas.

As respostas à pesquisa de QVT trarão subsídios para um conjunto de ações voltadas aos objetivos de promover a vigilância em saúde e segurança; prevenção das doenças e de agravos à saúde e promoção de saúde e de bem-estar no trabalho. Nesta pesquisa, é utilizada a metodologia da “Ergonomia no Trabalho”, baseada na percepção do servidor.

A diretora de Gestão de Pessoas Letícia Helena Frozin Fernandes Cruz Wiggers destaca que é preciso conhecer as diferentes realidades dos câmpus para definir as intervenções, sempre na perspectiva dos trabalhadores.

Após o resultado da Pesquisa QVT, no segundo semestre de 2023, serão realizados seminários nas cinco mesorregiões do Estado, presenciais, para discutir os resultados e pensar alternativas possíveis com a participação dos servidores e gestores. O GT Qualidade de Vida prestará assessoramento aos câmpus e Reitoria neste processo.

QVT na prática

A última Pesquisa QVT do IFSC foi realizada em 2017 e possibilitou a implantação de diversas melhorias nos câmpus. Letícia cita como exemplo o Câmpus Florianópolis, que a partir da pesquisa de 2017 criou o Grupo de Trabalho em Qualidade de Vida que realizou atividades diversas, mesmo durante a pandemia de Covid-19.

Foram implantadas ações como momentos de atividade física para servidores (pilates solo, dança, entre outros) e momentos de conversa sobre temas relevantes para a comunidade acadêmica. “Todas as ações eram discutidas no coletivo, promovendo saúde e engajamento”, destaca Letícia.

A diretora destaca a importância dos servidores responderem às questões abertas do formulário, onde poderão ser registradas sugestões e críticas não contempladas nas demais questões. Lembra também que o formulário não permite a identificação dos respondentes, sendo a pesquisa totalmente anônima.

Para saber mais

infografico_qvt

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.