Proex publica edital de fluxo contínuo para registro de programas e projetos de extensão curricularizados

16. junho 2023 | Escrito por | Categoria: Informes, Matérias

Foi publicado nesta semana o edital Proex Fluxo Contínuo – Programas e Projetos de Extensão Curricularizados 2023,que tem por objetivo registrar as atividades de extensão do tipo programa ou projeto vinculadas aos componentes curriculares de extensão dos cursos de graduação com Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) que possuam a extensão curricularizada.
Este é o terceiro edital de fluxo contínuo publicado pela Pró-reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex) em 2023.

“Os editais de Fluxo Contínuo não possuem fomento. Sua importância está no registro das atividades de extensão, permitindo a certificação dos participantes e acompanhamento de indicadores na instituição”, explica a diretora de Extensão do IFSC, Milena de Mesquita Brandão.

O IFSC possui 52 cursos de graduação com inserção curricular da extensão, de um total de 64 cursos, totalizando 81% dos cursos.”Começamos 2023 com 46 cursos curricularizados de um total de 63 cursos ( 73%). Como a maioria dos cursos está curricularizada, os registros e acompanhamento das atividades são essenciais para a certificação dos estudantes e das comunidades envolvidas, assim como para a avaliação e aprimoramento dessas”, explica Milena.

Anualmente, os editais de fluxo contínuo são atualizados. A submissão nos três editais se dá pelo SIGAA Extensão e poderão também ser consultados pela intranet
Todos podem ser consultados também pela intranet >> Extensão e Relações Externas (menu superior) >> Dir. Extensão (menu lateral) >> Editais.

Chamada pública para dossiê

A Proex também está com chamada pública aberta para a composição de dossiê temático a ser publicado pela revista Caminho Aberto, ainda em 2023. O título será “Curricularização da Extensão: particularidades e desafios vividos nos cursos de engenharia, licenciaturas e tecnólogos”.
A publicação tem como objetivo discutir a curricularização da extensão e sua relação com as engenharias, licenciaturas e tecnólogos, considerando as especificidades, desafios e possibilidades no processo de organização e implementação no âmbito dos cursos.

O dossiê busca reunir artigos que apresentem reflexões teórico-práticas sobre o tema, bem como relatos de experiências e resultados de projetos, programas e ações que envolvam a curricularização da extensão nos cursos de engenharia, licenciaturas e tecnólogos, bem como as estratégias de creditação curricular, interação dialógica e de participação dos estudantes nas atividades de extensão.

Detalhes da chamada em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/announcement/view/93

Para este dossiê em específico haverá a possibilidade de indicação de trabalhos, tendo em vista a relevância da temática para a instituição e a incipiente produção científica relacionada à temática..

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC