Confira o resultado da Pesquisa de QVT e agende-se para o seminário da sua região

18. agosto 2023 | Escrito por | Categoria: Gestão, Gestão de Pessoas, Matérias

Servidores interessados podem conferir o resultado quantitativo da Pesquisa de Qualidade de Vida no Trabalho 2023. A pesquisa foi realizada em março de 2023 pelo Grupo de Trabalho QVT, sob coordenação da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), com o apoio da área estatística da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) e assessoria da professora doutora Elka Lima Hostensky, do Departamento de Psicologia da UFSC.

Segundo a equipe do GT, o objetivo da pesquisa foi conhecer a percepção dos servidores do IFSC a partir das sete dimensões: condições de trabalho e suporte organizacional, organização do trabalho, reconhecimento e crescimento profissional, relações socioprofissionais, sentido e significado do trabalho e as novas dimensões trabalho e vida social e uso de tecnologia, incluídas nesta pesquisa. Por meio do resultado desta pesquisa, foi possível conhecermos a percepção de todos sobre a qualidade de vida do nosso trabalho para traçarmos estratégias coletivas que tenham como intuito melhorar o nosso dia-a-dia.

A pesquisa foi respondida por 960 pessoas, o que representa 33,67% dos servidores da instituição. No site onde estão divulgados os resultados, é possível ter acesso a apresentações, gráficos e respostas de perguntas abertas feitas aos servidores. Foram avaliados 62 itens divididos em sete dimensões. A visualização dos dados pode ser realizada por meio de filtros com a opção de ver os resultados por Câmpus, carreira (Docente ou TAE), dimensão e item, entre outros.

Principais resultados

Numa escala de 0 a 10, o índice geral de qualidade de vida no trabalho do IFSC ficou em 6,57, considerado “Bem-estar moderado” (que vai de 6 a 8). Os itens mais bem avaliados pelo total de respondentes foram “O meu superior imediato me respeita em relação à aparência, estilo de vida, orientação sexual, raça ou religião” (9,35), “Meu trabalho é importante para o cumprimento da missão do IFSC” (9,21) e “O trabalho que faço é útil para a sociedade” (9,09).

De outro modo, tiveram as mais baixas avaliações referentes a dimensão “Uso de tecnologia” com os itens “Uso meu whatsapp pessoal para trabalhar” (2,23), “Uso meu smartphone para trabalhar em horários de descanso” (3,32) e “Sinto-me ansioso quando eu recebo notificações de trabalho no meu smartphone” (3,97).

Encontros regionais

Desde 9 de agosto, o Grupo de Trabalho está realizando seminários regionais para debater o resultado da pesquisa com os servidores. O primeiro envolveu os câmpus da região Oeste e foi realizado em Chapecó.

A proposta dos seminários é apresentar os resultados quantitativos e qualitativos da pesquisa por câmpus e dialogar com os servidores no modelo de oficinas, buscando alinhar possíveis ações e projetos para a promoção de bem-estar no trabalho. Cada encontro tem duração média de quatro horas.

Veja o cronograma:

  • Macrorregião Sul: 6 de setembro, no Câmpus Criciúma
  • Macrorregião Metropolitana: 28 de setembro, na Reitoria
  • Macrorregião Central: 13 de setembro, no Câmpus Lages
  • Macrorregião Norte: 19 de setembro, no Câmpus Joinville

infografico_qvt

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Os comenários não estão permitidos.