ICBL reúne cerca de 200 participantes em Florianópolis
8. novembro 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Eventos, Matérias, ReitoriaA edição de 2013 da Conferência Internacional do Interactive Computer aided Blended Learning (ICBL) reuniu, entre quarta (6) e sexta-feira (8), cerca de 200 pesquisadores, professores e alunos de diversas áreas ligadas à aprendizagem auxiliada por computador. Realizado em Florianópolis, o evento contou com palestras, debates, oficinas e apresentação de artigos e pôsteres e teve a participação de representantes de dez países, além do Brasil.
Segundo o coordenador-geral da ICBL 2013 e pró-reitor de Extensão e Relações Externas do IFSC, Golberi de Salvador Ferreira, o evento atendeu às expectativas e aos objetivos propostos. “Conseguimos estabelecer uma discussão qualificada sobre o ‘blended learning’ em seus diversos aspectos, debatendo experiências e soluções encontradas por pesquisadores em diferentes partes do mundo”, afirma.
Na quinta-feira (7), uma das palestras realizadas no ICBL mostrou a experiência realizada na europa com a plataforma Promis, que tem o objetivo de aproximar micro e pequenas empresas e especialistas em diversas áreas. “A plataforma está disponível em dez idiomas e o conhecimento compartilhado pelos especialistas pode ser acessado gratuitamente ou comprado, dependendo da vontade do ‘dono’ do conhecimento. Essa é uma maneira de tornar tangível o conhecimento adquirido por empresas e profissionais e permitir que mais pessoas, em qualquer lugar do mundo, encontrem soluções para seus problemas”, explica a palestrante Caterina Berbenni-Rehm.
Além das palestras, um dos destaques do evento foi a apresentação de artigos elaborados por pesquisadores de diversos países. Foram apresentados, no total, 60 artigos, selecionados entre 160 submissões recebidas antes do evento. “Tivemos uma comissão avaliadora composta por 40 pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Entre os 60 artigos selecionados, 14 tiveram a autoria de representantes do IFSC, o que mostra o desenvolvimento de pesquisas de qualidade na instituição”, analisa o coordenador-geral do ICBL.
Instituições como o Instituto Federal Catarinense (IFC) e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) também apresentaram pesquisas no evento. Um dos trabalhos foi elaborado pelos professores Gislene Raymundo, Sandra Cunhasque e André Souza, do IFC. Com o título “Objetos de aprendizagem: mediando a construção de conhecimentos docentes no processo formativo do licenciado em ciências agrícolas”, o trabalho trouxe o resultado de uma experiência realizada com 18 alunos da 5ª fase do curso superior de licenciatura em Ciências Agrícolas do Câmpus Araquari. “Os estudantes foram estimulados a conhecer e criar objetos virtuais de aprendizagem, como vídeos ou músicas, e isso abriu os olhares deles para o uso de novas ferramentas no ensino. Porém, eles perceberam que a tecnologia não faz nada sozinha: o professor é fundamental para o uso desses objetos em sala de aula”, explica Gislene.
Para conferir a lista completa dos artigos apresentados, clique aqui e acesse o site do ICBL.
Mais informações:
– Cerimônia de abertura e fala da Reitora do IFSC
– Palestra de abertura da ICBL 2013 aborda os desafios da EaD
– Reportagem da TV IFSC sobre o evento
– Site do Evento
– Galeria de Fotos