ICBL reúne cerca de 200 participantes em Florianópolis

8. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Eventos, Matérias, Reitoria

A edição de 2013 da Conferência Internacional do Interactive Computer aided Blended Learning (ICBL) reuniu, entre quarta (6) e sexta-feira (8), cerca de 200 pesquisadores, professores e alunos de diversas áreas ligadas à aprendizagem auxiliada por computador. SONY DSCRealizado em Florianópolis, o evento contou com palestras, debates, oficinas e apresentação de artigos e pôsteres e teve a participação de representantes de dez países, além do Brasil.

Segundo o coordenador-geral da ICBL 2013 e pró-reitor de Extensão e Relações Externas do IFSC, Golberi de Salvador Ferreira, o evento atendeu às expectativas e aos objetivos propostos. “Conseguimos estabelecer uma discussão qualificada sobre o ‘blended learning’ em seus diversos aspectos, debatendo experiências e soluções encontradas por pesquisadores em diferentes partes do mundo”, afirma.

ICBL dia 2 (8)Na quinta-feira (7), uma das palestras realizadas no ICBL mostrou a experiência realizada na europa com a plataforma Promis, que tem o objetivo de aproximar micro e pequenas empresas e especialistas em diversas áreas. “A plataforma está disponível em dez idiomas e o conhecimento compartilhado pelos especialistas pode ser acessado gratuitamente ou comprado, dependendo da vontade do ‘dono’ do conhecimento. Essa é uma maneira de tornar tangível o conhecimento adquirido por empresas e profissionais e permitir que mais pessoas, em qualquer lugar do mundo, encontrem soluções para seus problemas”, explica a palestrante Caterina Berbenni-Rehm.

Além das palestras, um dos destaques do evento foi a apresentação de artigos elaborados por pesquisadores de diversos países. Foram apresentados, no total, 60 artigos, selecionados entre 160 submissões recebidas antes do evento. ICBL dia 2 (11)“Tivemos uma comissão avaliadora composta por 40 pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Entre os 60 artigos selecionados, 14 tiveram a autoria de representantes do IFSC, o que mostra o desenvolvimento de pesquisas de qualidade na instituição”, analisa o coordenador-geral do ICBL.

Instituições como o Instituto Federal Catarinense (IFC) e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) também apresentaram pesquisas no evento. Um dos trabalhos foi elaborado pelos professores Gislene Raymundo, Sandra Cunhasque e André Souza, do IFC. Com o título “Objetos de aprendizagem: mediando a construção de conhecimentos docentes no processo formativo do licenciado em ciências agrícolas”, o trabalho trouxe o resultado de uma experiência realizada com 18 alunos da 5ª fase do curso superior de licenciatura em Ciências Agrícolas do Câmpus Araquari. ICBL dia 2 (10)“Os estudantes foram estimulados a conhecer e criar objetos virtuais de aprendizagem, como vídeos ou músicas, e isso abriu os olhares deles para o uso de novas ferramentas no ensino. Porém, eles perceberam que a tecnologia não faz nada sozinha: o professor é fundamental para o uso desses objetos em sala de aula”, explica Gislene.

Para conferir a lista completa dos artigos apresentados, clique aqui e acesse o site do ICBL.

Mais informações:
Cerimônia de abertura e fala da Reitora do IFSC
Palestra de abertura da ICBL 2013 aborda os desafios da EaD
– Reportagem da TV IFSC sobre o evento
Site do Evento
Galeria de Fotos

Os comenários não estão permitidos.