IFSC lança curso de capacitação sobre teletrabalho

23. setembro 2022 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas

Já está disponível para todos os servidores o curso on-line “Teletrabalho: conheça a modalidade”. Composto de seis módulos, o curso é ofertado de forma contínua pela plataforma Moodle. A carga horária é de 40h e pode ser validada para aquisição de progressão por capacitação.

O objetivo do curso é apresentar um panorama sobre teletrabalho e o programa de Gestão e Desempenho, adotado pelo IFSC em junho deste ano. Os módulos do curso são: O que é teletrabalho, teletrabalho na prática, ergonomia física e teletrabalho, saúde e segurança ocupacional no teletrabalho, riscos psicossociais do teletrabalho e recomendação para o teletrabalho.

A diretora de Gestão de Pessoas do IFSC Letícia Helena Frozin Fernandes Cruz Wiggers explica qie a ideia de elaborar o curso veio em função dos debates que a equipe de Capacitação da DGP tinha com outras áreas. “Na DGP, temos problematizado a necessidade de que os servidores se preparem para a modalidade de teletrabalho de forma crítica, com base nas informações legais e nas discussões recentes que envolvem o mundo do trabalho”, conta. Segundo a diretora, o teletrabalho bem organizado pode proporcionar condições muito positivas de qualidade de vida e bem estar no trabalho. “No entanto, faz-se absolutamente necessário que existam orientações expressas (para servidores, equipes  e chefias) que possam minimizar os agentes estressores e desenvolver medidas de proteção à saúde do trabalhador”, destaca.

 -> Teletrabalho no IFSC: implantação vai atender à realidade dos câmpus

Quem tiver interesse em participar, basta fazer a inscrição aqui ( chave de inscrição: curso.teletrabalho) e iniciar o curso, que é ofertado de maneira contínua. Trata-se de um curso autoinstrucional que não precisa de acompanhamento de professor nem tutor. “Todos deveriam fazer: Servidores e chefias. O curso é muito interessante mesmo para aqueles que não irão aderir agora à modalidade”, afirma Letícia.

Dúvidas sobre o curso podem ser enviadas para o e-mail capacitacao@ifsc.edu.br.

Teletrabalho no IFSC

O teletrabalho entrou em vigor no IFSC em junho, começando com os servidores da Reitoria.Nos câmpus, o processo também já começou.

A diretora de Gestão de Pessoas do IFSC destaca que o processo de implantação do teletrabalho é complexo, uma vez que é necessário que haja uma fase de implantação muito bem planejada. Cada câmpus deve ter um grupo de trabalho próprio para tratar a questão. “O GT Implantação está orientando os GTs Locais de implantação e já realizou várias ações formativas de capacitação e permanentemente responde dúvidas e encaminha tutoriais de apoio. É necessário que, nos câmpus, as direções estejam muito envolvidas no processo, assim como as CTICs e as CGPs locais”, aponta Letícia. 

-> Veja aqui as notícias já publicadas no Link Digital sobre teletrabalho
-> Perguntas e respostas sobre teletrabalho no IFSC

Por Marcela Lin | Jornalista do IFSC

Tags: , , , ,

Os comenários não estão permitidos.